quinta-feira,
03 de julho de 2025

Geral

Médica veterinária do Idaf participa da Feira de Ciências de Paraju, em Domingos Martins

A médica veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Carolina Dadalto Borgo foi a convidada especial da XV Feira de Ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gisela Salloker Fayet, que terminou nesta sexta-feira (26), no distrito de Paraju, em Domingos Martins.

Carolina Dadalto falou sobre “A importância da inspeção dos produtos de origem animal”, já que este ano a feira traz como tema “Ciência alimentando o Brasil”. “O objetivo foi orientar as crianças sobre os prejuízos que alimentos sem inspeção sanitária podem acarretar à saúde humana. Todo produto de origem animal deve ser proveniente de um estabelecimento devidamente registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Isso garante que ele tenha passado pela avaliação de um profissional habilitado para evitar que produtos contaminados, por exemplo, cheguem à mesa da população. A ideia é conferir a eles a capacidade de identificar no mercado aqueles produtos que estão de acordo com as exigências sanitárias e repassar essas orientações para seus amigos e familiares”, explicou a médica veterinária.

Carolina Dadalto deu início, em 2012, ao projeto “Pequenos Defensores”, nos municípios de Itaguaçu e Itarana e depois difundiu para outras regiões. A inciativa prevê a conscientização de crianças e adolescentes quanto às ações de defesa sanitária animal para que, junto com o Idaf, também atuem como defensores, levando informações às suas famílias e contribuindo para o bem-estar no campo.

Feira de Ciências

No evento, os estudantes buscam por problemas vividos na região e procuram propor soluções, tornando os projetos por eles desenvolvidos com relevância e aplicabilidade social. Os professores orientadores direcionam os questionamentos dentro da perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e do ambiente.

As pesquisas são desenvolvidas ao longo do primeiro e do segundo trimestres e apresentadas ao público em agosto por meio de 36 projetos que propõem alternativas para o desenvolvimento social e econômico da região. A feira é aberta ao público e, na última edição, foi visitada por 1,8 mil pessoas.

Em 2015, o tema foi “Luz, Ciência e Vida” e teve como convidado especial o médico veterinário, professor e pesquisador Marcelo Vivacqua, medalha de ouro no Salão do Inventor de Genebra com o Orcante – um medicamento que é capaz de tratar o câncer em animais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação

Geral

Chamas destroem casa de madeira e se alastram para imóvel ao lado no Centro de Marechal; veja vídeo

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária

Geral

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Geral

­­­­Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella