Rael Sérgio/Notícia Capixaba
O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste quinta feira (08), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apontando as melhores escolas públicas do Brasil. Os dados revelam o crescimento da rede pública estadual do Espírito Santo, sendo o maior registro desde que o indicador foi criado, em 2005.
A rede municipal de educação do município de Vargem Alta, obteve uma conquista histórica. A Escola Municipal de Educação Básica Pedro Milaneze Altoé, localizada no distrito de São José de Fruteiras, ficou com a quinta melhor média nacional com a nota 7,0, do 1º ao 5º ano.
A Secretaria Municipal de Educação informou que o resultado do IDEB que são relativos a 2015, é o reflexo da Gestão, que a cada ano vem melhorando os índices das escolas municipais por conta dos investimentos realizados pela administração municipal e da política educacional implementada pelos coordenadores e professores da rede municipal.
O prefeito João Bosco Dias comemorou o resultado. Ele destaca que os investimentos realizados e a política de incentivo têm refletido na elevação do nível da educação em Vargem Alta.
“Mesmo diante do cenário econômico atual, o trabalho não para. Nossa administração tem trabalhado para a valorização dos professores e alunos, e realizando vários investimentos no setor, com construção de novas escolas, além de reforma e ampliação das unidades educacionais”, destacou Bosquinho.
Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0.
Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o estudante aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.