O produtor de café e banana do município de Marechal Floriano Atelson Huber presenciou, nesta sexta-feira (23), a realização de um sonho antigo da população da cidade. A estrada que liga a comunidade de Santa Maria, onde ele mora, à comunidade São Cristóvão foi inaugurada. O trecho, pavimentado pelo programa Caminhos do Campo, possui 3,45 quilômetros de extensão e representa um investimento de mais de R$2,9 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Para marcar a entrega da obra, uma solenidade foi realizada próximo ao trevo de Paraju. O evento contou com a presença do vice-governador César Colnago, do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, do diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens, Enio Bergoli, do subsecretário de Obras e Infaestrutura Rural da Seag, Zacarias Carraretto, e do gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Marcus Magalhães. Além deles, estiveram presentes deputados federais e estaduais, vereadores da região e o atual prefeito da cidade, Lidiney Gobbi.
Com uma propriedade de 75 alqueires, Atelson contou que essa estrada, que hoje passa na porta da casa dele, tornou o trabalho de escoação agrícola mais fácil para sua própria família e a de outros agricultores do local. “Moro aqui desde que nasci. Já tivemos que recorrer à prefeitura para tapar buraco da estrada, tirar terra. Foram muitos esforços, mas nunca deixamos de acreditar que a estrada ficaria pronta. Hoje nós podemos ver que a espera valeu a pena. Temos uma estrada modelo”, disse.
Na inauguração, o subsecretário Zacarias Carraretto lembrou que o governador Paulo Hartung, ao assumir o Governo do Estado, em 2015, prometeu terminar, até 2018, essa e outras obras importantes do Programa Caminhos do Campo que estavam paralisadas e, com essa entrega, está cumprindo mais um compromisso, que vai mudar pra melhor a vida de muitas famílias. “Essa estrada tem grande importância para a comunidade no sentido de transformar a realidade de quem mora aqui. Não irá só facilitar a saída da produção agrícola local, como também permitir a entrada de insumos para gerar mais renda aos produtores. Quem vai da BR 262 ao sentido de Araguaia, encurta quase 15 quilômetros de viagem por este trecho”, explicou.
O gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Marcus Magalhães, reforçou que essa é apenas uma das políticas públicas que a secretaria tem para promover e ajudar o desenvolvimento rural capixaba. “É muito bom perceber como o Caminhos do Campo tem esse poder de transformação social. Ele chega à porteira das propriedades rurais levando cidadania e principalmente dando oportunidade a esses produtores de reescreverem a sua própria história . É a mão do Estado fazendo a diferença no interior, a quem precisa, a quem coloca o alimento todos os dias na nossa mesa”, refletiu.