domingo,
31 de agosto de 2025

Saúde

Agricultura mais saudável em Santa Maria de Jetibá

Foto: Iago Miranda

Iago Miranda

 

Quem busca qualidade de vida, invariavelmente, terá de se submeter à importância de eleger bem os alimentos. E é de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Estado, que vem a maior quantidade de produtos orgânicos, certificados, livres de agrotóxicos e com mais disponibilidade de nutrientes para uma boa dieta.

 

Somente a "Associação Amparo Familiar", que reúne mais de 300 famílias entre associados e agregados, como diaristas e meeiros, é responsável pela produção de 260 toneladas de alimentos por mês, a maioria comercializada em feiras livres, com ênfase na Grande Vitória.

 

“Nós auxiliamos os agricultores que querem obter a certificação. Primeiro, colaborando na construção dos planos de manejo e de produção para que, depois das adequações, a certificadora possa fornecer a acreditação”, comenta o engenheiro agrônomo do Incaper, Galderes Magalhães de Oliveira.

 

Com esse certificado pregado em frente à barraca na qual comercializa seus produtos no Mercado de Santa Maria, o agricultor Gerson Berger (foto acima) recorda, orgulhoso: “Muita gente me chamou de bobo e disse que eu ia passar fome por escolher não usar herbicida. Se enganaram”.

 

Em média, o produto orgânico sai 30% mais caro que o convencional, o que é motivo de reclamação por parte de alguns consumidores. A resposta de Gerson, porém, soa como uma reflexão.

 

“Tem que colocar na balança a saúde e o dinheiro. Qual lado pesa mais para você?”, pondera o agricultor, de maneira respeitosa.

 

A aposentada Vanda Maria Jastrow Renke, 64 anos, sentiu na pele os malefícios causados pelo agrotóxico. Depois de quarenta anos trabalhando como produtora rural, foi orientada por médicos a deixar a roça depois de sucessivas crises neurológicas.

 

“Os médicos me disseram: ou você sai de lá ou você morre. Um dia um vendedor me enganou dizendo que o morango era orgânico e tive uma crise tremenda. Meu organismo corresponde na hora”, conta a aposentada.

 

“A agricultura orgânica deixou de ser uma alternativa para se tornar uma saída para quem busca saúde, tanto a dos produtores quanto dos consumidores”, complementa o secretário de Agropecuária de Santa Maria, Egnaldo Andreatta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025

Saúde

ES lidera no Brasil tratamento de AVC com menor taxa de mortalidade no SUS

Saúde

Aumento de infecções por rinovírus nas últimas semanas acende alerta no ES

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população

Saúde

Saúde inicia envio de SMS para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe no ES

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe