domingo,
31 de agosto de 2025

Geral

Movimento de Conscientização em favor das mulheres capixabas é lançado no Sul

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O Governo do Estado acaba de dar mais um passo em defesa das mulheres capixabas. O movimento de conscientização para o combate à violência contra a mulher foi lançado na manhã desta sexta-feira (20) no Sul do Estado, no teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. A ação é conduzida pelas Secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

 

O primeiro vídeo da nova campanha publicitária já está disponível na mídia, com o foco em estimular o debate e a reflexão sobre o exercício da proteção à vida das mulheres, com o objetivo de reduzir os altos índices de violência no Estado do Espírito Santo. Durante os próximos meses serão lançados vídeos educacionais nas redes sociais, levando o debate a diferentes setores da sociedade.

 

Em entrevista coletiva à imprensa, o governador Paulo Hartung reafirmou que o Movimento de Combate à Violência contra Mulher é uma ação do Governo do Estado para articular, junto aos demais poderes constituídos e à sociedade, um profundo debate para mudança da cultura machista em terras capixabas. Para o governador, os capixabas precisam evoluir nas relações interpessoais e valorizar as conquistas femininas.

 

“É um tema desafiador. Estamos em Cachoeiro lançando este Movimento que tenta enfrentar a violência de maneira geral nos casos em que envolvem as nossas mulheres. O Governo do Estado e as instituições públicas têm seu papel, mas o que queremos dizer é que sozinhos não damos conta de uma tarefa como essa. É preciso mudar a cultura em nosso Estado, em especial dos homens que não aceitam o fim do relacionamento ou não sabem conviver com a autonomia feminina e passam a praticar violência doméstica”, ponderou Paulo Hartung.

 

O secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, também enfatizou que a mudança da cultura, de objeção da mulher, precisa ser mudada. Para isso é preciso diálogo constante em diversos setores.

 

"Todos os setores da sociedade possuem papel importante nessa conscientização. A mudança dessa cultura retrógrada vai ‘atravessar gerações’. Não se muda do dia para a noite, mas é preciso começar já. Dentro das igrejas, nas escolas, dentro de casa. A mulher precisa ser respeitada e valorizada. Assim, com essa soma de forças, mudamos juntos o atual cenário de violência contra a mulher", destacou.

 

O Secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, reforçou a importância das ações conjuntas para mudar o quadro de violência no Espírito Santo.

 

“Precisamos mudar nossa cultura. Só com todos nós trabalhando juntos para acabar com todo tipo de violência contra a mulher será possível mudar essa triste estatística de sermos um dos Estados onde mais mulheres são assassinadas. Todos nós podemos ajudar, e o Governo do Estado convida a todos para esse movimento pelo fim da violência contra a mulher”, declarou Julio Pompeu.

 

Além de autoridades estaduais e municipais, o evento também contou com a presença de representantes de movimentos sociais ligados à promoção e à proteção das mulheres.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio