quinta-feira,
30 de abril de 2026

Polícia

Operação Depuração; Secretário afastado de Vargem Alta tem prisão preventiva, diz nota do MP

Redação

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Vargem Alta, deflagrou na terça-feira (27) a chamada “Operação Depuração” com o objetivo de esclarecer e aprofundar investigações relacionadas a crimes e irregularidades diversas na anterior gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vargem Alta. 

 

Segundo informação da nota do MPES, as investigações mostram que servidores públicos utilizaram os cargos para atender a interesses privados, apropriando-se ainda de valores públicos relativos a taxas de licenciamento ambiental.

 

Foto: portal Notícia Capixaba

Foram cumpridos, com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, sete mandados de busca e apreensão; dois de prisão preventiva, entre eles, do secretário afastado de Administração, Altair Franco de Moraes, e três de prisão temporária. 

 

Ainda segundo a nota do MPES, os envolvidos responderão ainda por associação criminosa, peculato e advocacia administrativa. Além do afastamento do secretário de Administração, o MPES também pediu a indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos.

 

Através de nota, a Prefeitura de Vargem Alta informou que está à disposição para colaborar.

 

Em relação aos fatos ocorridos nesta data, a Prefeitura informou ainda que todas as orientações e recomendações do Ministério Público foram seguidas, com objetivo de colaborar com o trabalho de investigação e combate às possíveis irregularidades praticadas, inclusive tendo sido instaurado auditoria interna para revisão de todos os processos da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Nesse contexto, a Prefeitura prestou todas as informações solicitadas e se manteve, assim como se mantém, à disposição da Justiça para atender quaisquer esclarecimentos que ainda possam ser relevantes à elucidação dos fatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Operação “Irmãs” mira núcleo feminino do PCC e prende suspeitas no Estado

Polícia

PCES flagra irregularidades e possível furto de energia em residência de alto padrão em Castelo

Polícia

Operação Federal cumpre mandados no ES por esquema de contrabando no Porto do RJ

Polícia

Operação ‘Égide’ mira Comando Vermelho e cumpre 14 mandados de prisão em Anchieta

Polícia

Acusado de sequestro relâmpago contra empresária é preso em Marataízes horas depois do crime

Polícia

Polícia conclui inquérito sobre fraude bancária contra idoso e aponta que o principal articulador da fraude seria um familiar da ex-companheira em Venda Nova

Polícia

GAECO e Polícia Civil deflagram operação contra crime organizado na Região Serrana

Polícia

Chefe do tráfico de Cachoeiro e Marataízes é preso no Rio de Janeiro após ação integrada das forças de segurança