quinta-feira,
16 de outubro de 2025

Saúde

Cerca de 3 mil pessoas tomaram a vacina contra a gripe no dia D da campanha em Marechal

Muita gente aproveitou o sábado (12), Dia D de vacinação em todo o Brasil, para se imunizar contra a gripe. Em Marechal Floriano, não foi diferente. As unidades de saúde do município funcionaram das 8 horas às 17 horas para atender às pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Cerca de 60 profissionais da Saúde trabalharam no Dia D.

 

O secretário municipal de Saúde, Fernando de Mello, passou o dia visitando as unidades e auxiliando na aplicação das vacinas. “A vacinação é a maneira mais eficaz de se proteger da gripe. A vacina é muito segura e reduz as complicações que podem se transformar em casos graves da doença, internações e, até mesmo, óbitos”, explicou o secretário – Foto e informação da PMF/Secom

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina previne contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, que são A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

 

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 1º de junho. Em Marechal Floriano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, quase 3 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários já foram vacinadas.

 

Vale ressaltar que idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional formam o grupo prioritário.

 

Também estão incluídos os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Essas pessoas devem apresentar prescrição médica no momento da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), devem se dirigir aos postos em que são registrados para receberem a dose da vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

 

É importante se vacinar dentro do prazo da campanha para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. Todos devem ser imunizados antes da chegada do inverno, pois a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Entre 2024 e 2025, ES contabilizou mais de 12,5 mil mortes por problemas cardiovasculares

Saúde

ES se mantém no ranking nacional de cobertura vacinal da gripe

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025

Saúde

ES lidera no Brasil tratamento de AVC com menor taxa de mortalidade no SUS

Saúde

Aumento de infecções por rinovírus nas últimas semanas acende alerta no ES

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população

Saúde

Saúde inicia envio de SMS para pessoas com 60 anos ou mais que ainda não se vacinaram contra a gripe no ES

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano