quinta-feira,
11 de junho de 2026

Saúde

Municípios capixabas iniciam vacinação com a Pneumo-20; veja público-alvo

Redação

A partir desta quinta-feira (11), os municípios capixabas já podem dar início à vacinação em crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade com a pneumocócica conjugada 20-valente (VPC20), a Pneumo-20. O imunizante, que foi recentemente incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passa a compor o Calendário de Vacinação das Crianças e será adotada de forma gradativa em substituição a pneumocócica conjugada 10-valente (Pneumo 10). O Espírito Santo recebeu 10.800 doses destinadas exclusivamente à vacinação do público infantil. A distribuição da vacina às redes de Frio regionais e aos municípios da Região Metropolitana de Saúde teve início nesta terça-feira (09).

Com a indicação da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), os municípios receberam também a Nota Técnica de Nº34/2026 com orientações técnico-operacionais para o uso da vacina na rotina. O PEI realiza ainda, na tarde dessa terça-feira (09), um webinário voltado às referências municipais e regionais sobre a introdução do novo imunizante.

O imunizante Pneumo-20 protege contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite, responsáveis por hospitalizações, sequelas e óbitos. Além de ser incorporado ao Calendário das Crianças, o imunizante também está disponibilizado para casos específicos no âmbito da Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE).

“Iniciamos a distribuição às redes de Frio das regionais de saúde na manhã desta terça-feira e aos municípios que compõem a Região Metropolitana de saúde no período da tarde. A nossa recomendação aos municípios é que, a partir do momento em que estejam com as vacinas distribuídas em suas salas de vacinação, possam dar início à imunização com o novo imunizante a partir do dia 11 seguindo os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde”, explicou a referência técnica do PEI, Danielle Grillo.

É importante que o usuário busque informações junto às secretarias municipais ou à unidade de saúde próxima de sua residência sobre a data de início, uma vez que os municípios têm a data do dia 11 para início, mas em virtude da logística de distribuição, do tamanho da cidade e organização interna, a programação de início pode variar.

A profissional ainda destacou a importância da incorporação do novo imunizante. “Essa é uma estratégia importantíssima para ampliação da proteção das nossas crianças. Estamos dobrando a proteção com mais 10 sorotipos, além dos 10 já existentes na Pneumo10. E isso é um ganho enorme para o SUS e para a proteção e para a saúde das nossas crianças”, disse Danielle Grillo.

Como funcionará na rotina das crianças

Incorporado ao Calendário de Vacinação das Crianças, a Pneumo-20 passa a ser administrada na rotina voltada para crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Neste primeiro momento, chamado de transição, a estratégia, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, será formado pelo esquema básico de D1 de Pneumo 20 aos 2 meses, a D2 de Pneumo 10 aos 4 meses e o reforço de Penumo 20 aos 12 meses. Essa estratégia segue até o esgotamento das doses de Pneumo 10. Posteriormente o esquema será feito exclusivamente com a Pneumo 20.

Caso a criança esteja com esquema em atraso, a Sesa orienta a atualização o mais breve possível, até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Vacina para casos especiais

Além das crianças, a Pneumo-20 é voltada também a públicos especiais como idosos com 60 anos ou acamados e/ou institucionalizados sem esquema vacinal completo e povos indígenas sem histórico vacinal com pneumocócica conjugada.

E também ao público especial, que têm as seguintes condições clínicas especiais: Pessoas vivendo com HIV/aids; Pacientes oncológicos com doença em atividade ou até alta médica; Transplantados de órgãos sólidos;  Transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TCTH); Terapia CART-cell (receptor de antígeno quimérico da célula T); Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas; Imunodeficiências primárias ou erro inato da imunidade; Fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP); Imunodeficiência devido à imunodepressão terapêutica; Implante coclear; Nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica; Pneumopatias crônicas, exceto asma intermitente ou persistente leve; Asma persistente moderada ou grave; Cardiopatias crônicas; Hepatopatias crônicas; Doenças neurológicas crônicas incapacitantes; Trissomias; Diabetes; Doenças de depósito; Prematuros (< ou = 36 semanas e seis dias) até 23 meses de idade; e Fibrose cística (mucoviscidose).

A vacinação desses grupos deve ter início ao longo do mês de junho, seguindo orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Otimização das doses de Pneumo 13 e Pneumo 23

Vale destacar ainda que, com a incorporação do novo imunizante, e a substituição dos antecessores, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), orientou aos municípios a otimização das doses já existentes nos territórios das vacinas Pneumocócica conjugada 13-valente (Pneumo 13) e a Pneumocócica polissacarídica 23-valente (Pneumo 23). As orientações foram disponibilizadas junto à Nota Técnica Nº 031/2026, aos municípios.

Para a Pneumo 13, a sua otimização será feita por solicitação via RIE, e destinada a pessoas a partir de 12 meses de idade, com as condições clínicas especiais já citadas acima.

Em relação à Pneumo 23, ela poderá ser ofertada a todos os idosos com 60 anos ou mais, e saudáveis, ou seja, sem comorbidade, e não precisando serem acamados ou de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A oferta acontece enquanto durarem os estoques.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Vacina da gripe será liberada para toda a população acima de 6 meses a partir de sábado no ES

Saúde

Frio, banho quente e roupas guardadas: dermatologista alerta para os riscos do inverno à saúde da pele

Saúde

Cartórios de Notas do ES registram quase 500 manifestações de doação de órgãos em dois anos 

Saúde

Anvisa suspende venda de xarope por risco de arritmia grave

Saúde

Outono exige atenção redobrada com a saúde respiratória das crianças

Saúde

Cachoeiro confirma primeiro caso de Mpox, e prefeitura emite nota de esclarecimento sobre o caso

Saúde

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de canetas emagrecedoras

Saúde

Procon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”