quinta-feira,
11 de setembro de 2025

Cultura

Belas canções e muita emoção marcam o Festival de Corais em Santa Maria de Marechal

Fotos e informação da PMF/Secom

 

A quarta edição do Festival de Corais da Região de Montanhas, em Santa Maria de Marechal, distrito de Marechal Floriano, foi marcada por belas canções, interpretações impecáveis e muita emoção.

 

O evento aconteceu no último sábado (18), no Salão Comunitário, anexo à Igreja de São José. O Festival contou com a participação de 13 corais de municípios da Região Serrana e da Grande Vitória. Este ano, foram interpretadas músicas em cinco idiomas: Português, Italiano, Espanhol, Latim e Alemão.

 

Antes do início das apresentações, o padre Marcos Brito (da Paróquia de Sant’Ana) e o padre Josemar Stein (da Paróquia de São Miguel Arcanjo) fizeram a oração do Pai Nosso, com um pedido de Paz, que era o tema deste ano.

 

Nesta edição, a música escolhida para a abertura foi a Ave Maria, interpretada em três idiomas: Alemão (com solo à capela de Ana Paula Mill, uma referência aos antepassados que colonizaram Santa Maria), em Latim (pelo Coral São José, anfitrião da festa, regido pelo maestro Max Carvalho) e em Português (pelo barítono Rafael Simas). Um enorme terço foi levado até o palco, por crianças da comunidade, para coroar a apresentação inicial.

 

Orquestra de Violões Bem Brasil 

Em seguida, subiu ao palco a Orquestra de Violões Bem Brasil, de Vitória, com 25 integrantes. Sob o comando do maestro Hugo Leonardo, o grupo tocou as canções “Yesterday”, “Hotel Califórnia”, “Michael Jackson ‘abrasileirado’” e “Saudade da Minha Terra”.

 

Logo após, o coral Infantil Santa Maria, regido pelo maestro Diego Bertoldi Valentim, interpretou as músicas “O Sol” e “É Preciso Saber Viver”, com participação de Douglas e Priscila.  O coro é formado por 12 crianças e adolescentes da comunidade de Santa Maria de Marechal.

 

A terceira apresentação englobou os corais: Bom Pastor (20 coristas), Sagrada Família (20 coristas) e Santíssima Trindade (18 coristas). Regidos pelo maestro Max Carvalho, os coros cantaram “Com’è Grande Il Mio Amore Per Te” (versão em Italiano de “Como é Grande o Meu Amor Por Você”), “L’Italiano”, e  “Bella Ciao”, com a participação especial de Rafael Simas e da cantora lírica Carminha Coser.

 

O Coral do tribunal de Contas (Vitória), com 30 coristas, deu um show sob a batuta do maestro Cláudio Modesto. As canções interpretadas foram “Va Pensiero”, “Son Los Artistas Equilibristas” e “Bella Ciao”.

 

Logo depois, o italianíssimo Coral Più Bello, do distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, coloriu e animou o festival. O coral também é regido pelo maestro Max Carvalho e teve como solista a graciosa Sandra Modolo nas canções ”O Sole Mio” e “Halleluja”. O Più Bello ainda interpretou “Parla Più Piano”.

 

O Coral da Amizade (de Cariacica) e o Coral Vozes da Alegria (de Vila Velha) são comandados pelo maestro Giovani da Vitória. Eles apresentaram as canções “Além do Arco-Íris”, “Ave Maria” e “Trem Bala”.

 

O Coral Sant’Ana, da sede de Marechal Floriano, também regido por Max Carvalho, se apresentou em seguida. Os integrantes cantaram “Ninguém Te Ama Como Eu”, “Estás Entre Nós” e “Vou Cantar”.

 

Logo depois, o maestro Pablo Assunção entrou em cena com o Quinteto da Escola de Música Helena Gerardth Bricweed, de Domingos Martins. “Trenzinho Caipira”, “Vira Virou” e “Caçador de Mim” foram as canções escolhidas para o festival.

 

A nona apresentação da noite ficou por conta do Coral Santo Antônio, do distrito de Victor Hugo. Formado por 30 coristas e comandado pelo maestro Max Carvalho, o coro cantou a “Ave Maria” e “Dona Nobis Pacen”.

 

Encerrando o 4º Festival de Corais da Região Serrana, o Coral São José fez uma emocionante apresentação das canções “Tocando em Frente”, “Primavera” e “Amanhecer”. Sob o comando do maestro Max Carvalho, o coro foi aplaudido de pé. O encerramento teve a participação de integrantes dos grupos de Dança Alemã de Santa Maria de Marechal, que distribuíram rosas e  balões brancos para o público durante as músicas.

 

Além disso, eles levaram as bandeiras de Marechal Floriano, do Espírito Santo e do Brasil, junto com a bandeira branca da Paz. Momentos de muita emoção, com música de qualidade e apresentações impecáveis fizeram da quarta edição do festival um espetáculo inesquecível.

 

O Festival de Corais da Região Serrana é uma realização do Coral São José, de Santa Maria de Marechal, e do professor Max Carvalho, com o apoio da Comunidade de São José.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Projeto em Marechal Floriano: “EM BUSCA DE TALENTOS” — Ajuda Autores a Publicar Obras

Cultura

Alfredense participa de livro que homenageia mulheres escritoras

Cultura

Professora alfredense lança primeiro livro e destaca comunidade onde vive

Cultura

Alfredo Chaves marca presença na 8ª edição do Dia Nacional do Imigrante Italiano

Cultura

São Bento de Urânia celebrou tradição e sucesso da 59ª Festa da Uva e do Vinho

Cultura

Festa Italemanha de Marechal poderá se tornar patrimônio do ES

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana