O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Santa Maria de Jetibá poderá, a partir de agora, aprovar agroindústrias de produtos de origem animal registradas junto ao município para comercializarem seus produtos em todo o Espírito Santo.
Essa ampliação de mercado tornou-se possível após o SIM de Santa Maria de Jetibá ser aprovado em processos de auditoria realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e ter sua equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), permitindo que essas agroindústrias que antes tinham o comércio restrito ao município possam comercializar seus produtos em todo o Estado.
A portaria autorizando o município a incluir estabelecimentos no Susaf/ES será assinada nesta quinta-feira (27), na sede do Instituto. A primeira agroindústria de Santa Maria de Jetibá autorizada a comercializar em todos os municípios capixabas será uma fábrica de produtos lácteos, a Agroindústria Ebert, de Zezinha Garbrecht Ebert, que produz queijos minas frescal.
Segundo Carolina Dadalto, subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, “a equivalência é a capacidade de diferentes serviços de inspeção atingirem o mesmo nível de proteção sanitária definido pelo Serviço de Inspeção Coordenador, no caso a Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp)”.
Confiança
A adesão do serviço de inspeção do município ao Susaf/ES também foi celebrada pelo coordenador do SIM de Santa Maria de Jetibá, Vanderlei Marquez.
“Estamos muito felizes com a adesão ao Susaf/ES, pois isso prova que o trabalho que estamos realizando aqui tem sido feito de forma equivalente ao do Idaf. A expectativa para o ano que vem é que outras cinco agroindústrias sejam incluídas no Susaf/ES”, ressaltou.
Além de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante também possuem adesão ao Susaf/ES. Somados, os dois municípios já possuem 17 estabelecimentos com permissão para comercializar seus produtos em todo o Espírito Santo.