quarta-feira,
11 de março de 2026

Geral

Motoristas podem exigir o teste da gasolina

Foto: Clovis Rangel

 

Clovis Rangel

 

Poucos motoristas capixabas sabem, mas a portaria 248/2000 da Agência Nacional do Petróleo (ANP) diz que todos postos de combustível são obrigados a testar o teor de álcool na gasolina, na frente do consumidor, sempre que solicitado. Existe, inclusive, uma lei federal determinando que os estabelecimentos possuam os equipamentos necessários para as análises, sob pena de multa com valores entre R$ 5 mil a R$ 50 mil.

 

Diante disso, a redação do portal NOTICIACAPIXABA.COM resolveu checar o comportamento dos frentistas e proprietários dos postos do bairro São Pedro, na Grande Vitória. Foram percorridos 2 empreendimentos.

 

“Temer o que? Compro direto da Petrobrás e o nosso diferencial por aqui é isso. Nossa clientela até aumentou”, foi a resposta de um dos donos do Posto Apolo, localizado na Rodovia Serafim Derenze.

 

Diante disse, a reportagem decidiu entrevistar um consumidor do local.  “Todas as vezes que solicito o teste eles realizam na hora com todos os equipamentos obrigatórios, mas sei que tem muitas pessoas quem nem pedem”, afirmou Marcos Pereira Gomes.

 

A raridade com que o teste da proveta é pedido pelo condutor faz com que qualquer solicitação seja vista com desconfiança. Não é à toa que a gerente de um outro posto da região, de bandeira pouco conhecida, demonstrasse preocupação com a solicitação. “Mas vocês já abasteceram aqui e tiveram algum problema?", indagou a moça.

 

Abastecer o tanque com gasolina de má qualidade pode trazer problemas e muito prejuízo. Uma orientação é: se o posto se recusar a fazer o teste, você pode entrar em contato com o Procon da sua cidade e com a ANP, para que eles realizem a fiscalização. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Muro desaba, atinge casa e deixa um ferido em Vargem Alta

Geral

Fritadeira elétrica causa princípio de incêndio em restaurante na AABB de Domingos Martins; veja vídeo

Geral

Incêndio atinge cozinha de estabelecimento comercial em Marechal Floriano

Geral

22 municípios capixabas deverão regularizar taxa de lixo hospitalar a estabelecimentos privados

Geral

Nova etapa do Caminhos do Campo impulsiona infraestrutura rural em Domingos Martins

Geral

Em auditoria, Tribunal de Contas vai fiscalizar contrato entre município de Marechal Floriano e OS na área de saúde 

Geral

Tribunal de Contas monitora se Afonso Cláudio e Venda Nova cumpriram determinações de ajustes em editais de PPP de iluminação pública

Geral

Golpes no Carnaval: como proteger dinheiro e dados pessoais