quinta-feira,
12 de março de 2026

Meio Ambiente

BRK Ambiental inicia campanha Vilões do Esgoto em Cachoeiro

 

A concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, BRK Ambiental, iniciou uma campanha para orientar a população em relação aos resíduos que podem afetar todo o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, quando descartados incorretamente. Intitulada Vilões do Esgoto, a ação promocional inclui banners para sites e rede social; spot em Rádios; vídeos educativos para TV e anúncios em jornais e revistas.

 

Segundo a responsável pela Comunicação da empresa em Cachoeiro de Itapemirim, Rosa Malena Carvalho, a campanha tem o objetivo de informar, educar e mobilizar a população para um comportamento adequado em relação ao descarte de resíduos, de forma a evitar o entupimento da rede coletora de esgoto.

 

O despejo irregular em vasos sanitários, ralos e pias provoca o entupimento das tubulações, podendo resultar no retorno do esgoto para as próprias residências, bem como, problemas de mau cheiro e proliferação de doenças. Essa campanha reforça um trabalho que realizamos constantemente para informar a população sobre boas práticas ambientais”.

 

De acordo com a concessionária, aproximadamente 20 toneladas de resíduos são retirados das redes coletoras de esgoto de Cachoeiro, mensalmente, entre eles restos de comida, fios de cabelo, fio dental, preservativos, cotonetes, guimbas de cigarro, absorventes, sacolas plásticas e, até mesmo, fraldas descartáveis. O sistema, contudo, não está preparado para receber esses materiais, que podem obstruir as redes e bloquear a passagem do esgoto. 

 

O gerente Operacional da BRK Ambiental, Jocimar de Assis Alves, destaca que outro grande vilão é o óleo de cozinha pois, além de se transformar em placas muito resistentes, que se acumulam nas paredes da tubulação, pode interferir no processo de tratamento do esgoto realizado nas estações do município. “Esse tratamento é feito por bactérias que realizam destruição das impurezas. A presença de óleos e gorduras afeta e prejudica todo esse processo”, afirma.

 

Além da campanha Vilões do Esgoto, a BRK Ambiental realiza ações educativas periódicas junto às comunidades por meio do Programa Cuidar Mais, do Encontro de Agentes Ambientais e por orientações fornecidas por suas equipes de campo. Hoje, 98,64% do esgoto gerado em Cachoeiro de Itapemirim é coletado e, desses,  98,15% é tratado na área urbana e nos distritos, além de um abastecimento de água que chega a 99,57% da população.

 

“Atuamos para manter os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário funcionando com eficiência, preservando o rio Itapemirim e os córregos. Para que esse trabalho não seja comprometido, é necessário um esforço coletivo que temos buscado junto à população e ao município, disseminando o comportamento sustentável, o respeito ao meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais”, completa Jocimar de Assis Alves.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Meio Ambiente

Nova espécie de antúrio é registrada no Espírito Santo durante ações de conservação

Meio Ambiente

Vargem Alta ganha do governo do Estado Parque Estadual ‘Saíra-Apunhalada’ para proteger ave mais ameaçada do país

Meio Ambiente

Bromélia rara de cor vinho é descoberta em rocha isolada no Espírito Santo

Meio Ambiente

Nova espécie de rã é descoberta no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo

Meio Ambiente

‘ES reduz em 60% taxa de desmatamento em 2024’, afirma Idaf

Meio Ambiente

Trilha para piscinas naturais do Parque Estadual da Pedra Azul está temporariamente interditada para manutenção

Meio Ambiente

Aproveite o calor de fevereiro nas cachoeiras de Alfredo Chaves

Meio Ambiente

Espírito Santo não registra desmatamento e queimadas ilegais nos últimos 12 dias, aponta sistema