sexta-feira,
04 de julho de 2025

Geral

Comerciantes do interior do Estado estão no radar do Procon

Foto: Procon

 

Redação

 

No último sábado (06), comerciantes de Venda Nova do Imigrante foram orientados por fiscais do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) quanto ao cumprimento das regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias, como: horário de funcionamento, distanciamento, informações obrigatórias, disponibilização de álcool 70º, quantitativo de pessoas, entre outras. A saúde é um direito básico do consumidor.

 

A equipe também se reuniu com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros Militar para se informar como tem sido a comunicação com os comerciantes da região. Os militares informaram que diariamente uma viatura circula pelas ruas transmitindo informações pelo alto falante sobre as medidas de segurança e regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Informaram também que alguns estabelecimentos insistem no descumprimento das regras estabelecidas, deixando de fechar no horário determinado, permitindo aglomerações e não adotando as medidas de segurança.

 

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, informou que o órgão está monitorando os pontos críticos e vai intensificar a fiscalização no interior do Estado. “Estamos buscando informações com a Polícia Militar que atua diariamente no policiamento ostensivo de cada município para que possamos agir nos estabelecimentos que insistem em desrespeitar as regras impostas pelas autoridades sanitárias”.

 

Athayde destacou ainda que “é dever do fornecedor zelar pela saúde do consumidor e que deixar de respeitar as regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias constitui infração gravíssima e que pode gerar multa, a interdição do estabelecimento e cassação do alvará funcionamento, além da condução do responsável infrator até a presença da autoridade policial para providências criminais”.

 

O diretor de fiscalização do Procon-ES, Álvaro Valentim, disse que o Procon-ES atua em todos os municípios do Estado do Espírito Santo e que passou a atuar aleatoriamente em municípios do interior, sem qualquer aviso prévio.

 

“Linhares, Ibatiba, Colatina, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante são alguns dos municípios que estão no nosso radar. É importante que os estabelecimentos situados nas regiões interioranas obedeçam às regras estabelecidas para evitar autuações que podem resultar em multas elevadas. Não temos dia nem horário para fiscalizar. Não avisamos e atuamos também nas madrugadas”, ressaltou o diretor de fiscalização.

 

As denúncias sobre horário irregular de funcionamento de bares, restaurantes, casas de show e similares podem ser feitas pelo App Procon-ES (Android) ou pelo Fale Conosco, disponível no site www.procon.es.gov.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Venda Nova vai ganhar três relógios turísticos com termômetro

Geral

Atas de Registro de Preços vira alvo do Tribunal de Contas do ES

Geral

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação

Geral

Chamas destroem casa de madeira e se alastram para imóvel ao lado no Centro de Marechal; veja vídeo

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária