sexta-feira,
09 de maio de 2025

Política

Marechal Floriano poderá sediar Procon municipal no futuro – Órgão de defesa do consumidor foi solicitado por parlamentar da cidade

Foto: Divulgação

 

Eduardo Antunes

 

Com população estimada, pelo IBGE (2020), em 16.920 habitantes e PIB per capita em R$ 26.330,81 pelo mesmo instituto, no ano de 2018, o município de Marechal Floriano, situado na região serrana do Espírito Santo, tem como propulsor de sua economia a produção agrícola e avícola, em sua extensão rural. Em sua área urbana, o comércio atua na linha de frente com relação a geração de emprego e renda e arrecadação de impostos, assim como o setor de serviços.

 

Na contramão da força e da ascensão que tais setores econômicos apresentam na cidade, o consumidor não tem garantida a defesa de seus direitos, assegurados pelo código de defesa do consumidor, por não ter o órgão municipal conhecido como Procon, que faz cumprir a lei, fiscaliza o comércio e prestadores de serviços e, também, recebe e apura denúncias inerentes a sua atuação.

 

Para o vereador Navar Boeno, o consumidor é o elo mais frágil nessa relação e quando ele não tem seus direitos respeitados, acaba por buscar a judicialização por não ter o órgão para intermediar tais conflitos e assegurar o equilíbrio entre as partes.

 

O parlamentar solicitou ao município que crie o Procon em Marechal Floriano, através do Requerimento 016/2021, apresentado no Plenário da Câmara Municipal, no mês de março. No mês seguinte, o secretário municipal de Administração, por meio do Ofício nº 124/2021 respondeu à Casa de leis que seria “verificada a possibilidade da implantação do Procon municipal”.

 

Em visita ao Procon estadual, Boeno foi recebido por seu diretor, Rogério Athayde, que se dispôs a realizar visitas às cidades interessadas em abrir uma unidade do órgão. De acordo com Athayde, seu setor  está à disposição do município para prestar o apoio técnico e operacional para a cidade implantar o Procon municipal. 

 

O diretor estadual entregou ao parlamentar um manual com os procedimentos necessários para o município formalizar a abertura de uma unidade sob sua jurisdição.

 

Com a expectativa de, futuramente, Marechal Floriano ter seu órgão de defesa do consumidor, o cidadão poderá ter mais segurança na relação comercial e a garantia de ter respeitados os seus direitos na hora da compra, ou de contratar serviços.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Casagrande e Ricardo Ferraço inauguram reforma de quadra em Cachoeiro 

Política

Relator recomenda a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal por três meses

Política

CTFC convidará novo ministro da Previdência para falar sobre fraudes

Política

Casagrande assina contratos para locação de sistema de geração de energia renovável para órgãos públicos

Política

Primeiro quadrimestre de gestão do prefeito Toninho Bitencourt lota o auditório do Rotary Clube de Marataízes

Política

Gestão promete potencializar as belezas de Marechal Floriano

Política

Pesquisa aponta liderança de Ricardo Ferraço na disputa para o Governo do Estado entre eleitores de Cachoeiro

Política

Casagrande é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026