segunda-feira,
15 de setembro de 2025

Polícia

MPF vai apurar ausência de estrutura para procedimentos cirúrgicos de transição de gênero no ES

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar possível violação a direitos fundamentais por parte da União, em razão da ausência de estrutura adequada para a realização de procedimentos cirúrgicos referentes ao processo transexualizador no Espírito Santo.

O inquérito foi instaurado a partir da denúncia de um paciente do ambulatório de Diversidade de Gênero do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam). Segundo as informações, o procedimento cirúrgico de adenomastectomia masculinizadora (cirurgia de retirada das mamas) tem sido recorrentemente desmarcado pelo hospital sob a alegação de falta de pessoal qualificado para a sua realização. A portaria que instaura o inquérito foi assinada pela procuradora da República Elisandra de Oliveira Olímpio.

O MPF deu prazo de 30 dias para o Ministério da Saúde apresentar relatório, com base na Portaria nº 2.803/2013, que redefine e amplia o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS), com informações sobre os critérios para o enquadramento de um hospital como apto à realização do processo e sobre a possibilidade de o Hucam, ainda que não habilitado à realização de cirurgia de transexualização, executar procedimento cirúrgico de adenomastectomia masculinizadora.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) também foi oficiada pelo MPF e terá 30 dias para apresentar relatório com informações sobre a estrutura necessária (humana e material) para a implantação do serviço de cirurgia de transexualização no Hucam; o resultado dos esforços empreendidos na contactação de docentes para a execução do procedimento de adenomastectomia masculinizadora do paciente que está aguardando a cirurgia; quais foram os impedimentos encontrados com relação à permissão administrativa necessária para a realização da cirurgia; e se houve tentativa de credenciamento junto ao Ministério da Saúde para que o Hucam se habilitasse como Unidade de Atenção Especializada no Processo Transexualizador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

“Casa caiu” para traficantes em Pedra Azul, Marechal e Venda Nova

Polícia

Violência doméstica: Homem é preso por invasão de domicílio, ameaça e lesão corporal em Venda Nova

Polícia

Denarc prende homem por tráfico interestadual de drogas em Domingos Martins

Polícia

Polícia prende suspeito de estuprar ex-namorada em Anchieta

Polícia

Polícia conclui investigação sobre morte de motociclista em acidente na rotatória de Castelo

Polícia

Operação policial prende três suspeitos de tráfico de drogas em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil prende homem suspeito de abusar sexualmente das filhas e maltratar outros dois filhos em Anchieta

Polícia

Operação na região serrana, entre eles, em Marechal e Domingos Martins resulta em 20 prisões