quinta-feira,
07 de agosto de 2025

Geral

Procon do ES alerta consumidores sobre proibição de três marcas de bebida sabor café

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) alerta os consumidores sobre a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de três marcas de pó para preparo de bebida sabor café. A decisão foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determinou o recolhimento imediato dos produtos por representarem riscos à saúde pública.

As marcas e empresas afetadas pela medida são: 

  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café – Master Blends Indústria de Alimentos Ltda.
  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca Melissa – D M Alimentos Ltda.
  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo Preto – Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda.

A medida foi adotada com base em inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que identificou diversas irregularidades no processo de fabricação. Em todos os casos, os produtos apresentaram utilização de matéria-prima imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos.

Também foi identificada a presença de matérias estranhas e impurezas descritas de forma inadequada no rótulo, como “polpa de café” ou “café torrado e moído”, sendo, na verdade, cascas e resíduos de café; contaminação no produto final, o que evidencia falhas nas boas práticas de fabricação, na seleção de matérias-primas e nos controles de qualidade; além de rótulos com informações e imagens enganosas, capazes de induzir o consumidor ao erro quanto à verdadeira natureza do produto, sugerindo que se trata de café.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, reforça a atuação do órgão na fiscalização desses produtos e destaca a importância do consumidor como aliado na garantia da segurança e proteção do consumidor.

“Nossa equipe de fiscalização está atenta e, durante as operações, é verificado se produtos com a venda suspensa estão sendo comercializados. Estamos monitorando os azeites das marcas La Ventosa, Grego Santorini, Quintas D’Oliveira, Alonso, Escarpas de Oliveira, Almazara, Ana e Vittoria; o creme dental Colgate Total Clean Mint; e, agora, os pós para preparo de bebida sabor café das marcas Melissa, Pingo Preto e Master Blends”, informou Letícia Coelho Nogueira.

“Além disso, o consumidor é parte fundamental nesse processo. Se identificar algum desses produtos à venda, denuncie ao Procon-ES”, complementou a diretora-geral do Procon-ES.

Denúncias

Caso o consumidor encontre algum desses produtos à venda, deve registrar uma denúncia por meio do formulário de Denúncia Eletrônica, disponível no site www.procon.es.gov.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Carga tributária dos presentes de Dia dos Pais chega a 77%

Geral

Casagrande lança Plano de Crédito Rural 2025/26 e apresenta novas iniciativas para impulsionar setor agrícola

Geral

Casal morre após carro despencar de 100 metros na Rampa do Filete, em Venda Nova

Geral

Marechal Floriano ganha unidade de saúde reformada e ampliada

Geral

Família de Jaciguá, Vargem Alta pede ajuda para conseguir medicamento de R$ 18 milhões para tratamento de criança com doença rara

Geral

Casagrande decreta três dias de luto pela morte de Bosquinho, ex-prefeito de Vargem Alta

Geral

Comitê do Governo do Estado se reúne com setores para avaliar impactos do tarifaço imposto pelos EUA

Geral

Pesquisa do Procon-ES revela variação de até 434% nos preços de presentes para o Dia dos Pais