domingo,
31 de agosto de 2025

Polícia

“A casa caiu”: Prefeitura e Câmara de Apiacá são alvo de operação da Polícia Federal, a mando do TRE-ES

Redação

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (1), operação em combate a crimes eleitorais, no município de Apiacá, no sul do Estado. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, emitidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Vereadora, vice-prefeito, prefeito e secretária de Saúde são alvos de investigação que aponta articulação familiar para fraudar as eleições de 2024 com uso da máquina pública e compra de votos em massa

As investigações tiveram início após denúncias relatando que eleitores estavam transferindo o título para Apiacá em troca de benefícios.

A Justiça requisitou os dados de todos os Cartões Municipais de Saúde emitidos entre abril e outubro de 2024, identificando um salto incomum: 320 novos cadastros, número que ultrapassa em mais de três vezes a média histórica do município. Parte dos documentos teria sido produzida dentro da própria Secretaria, segundo relatos, e entregue pessoalmente a eleitores como comprovante de residência eleitoral, configurando, na visão do Ministério Público, uma fraude institucionalizada, com respaldo administrativo.

Por ocasião da ação, foram apreendidos aparelhos celulares, os quais serão encaminhados à perícia e analisados, visando o aprofundamento das investigações para apuração de eventuais outros partícipes do crime.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e transferência irregular de eleitores.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura e Câmara, porém, até o fechamento desta reportagem, nenhuma justificativa sobre o caso foi informada.

Assim que houver retorno, esta reportagem será atualizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Operação policial prende três suspeitos de tráfico de drogas em Marechal Floriano

Polícia

Polícia Civil prende homem suspeito de abusar sexualmente das filhas e maltratar outros dois filhos em Anchieta

Polícia

Operação na região serrana, entre eles, em Marechal e Domingos Martins resulta em 20 prisões

Polícia

Delegacia de Pedro Canário prende investigado por estupro de vulnerável em Alfredo Chaves

Polícia

Polícia de Iconha prende casal por contrabando de cigarros eletrônicos e apreende adolescente

Polícia

Suspeitos de matar mulher dentro de carro no bairro BNH, em Cachoeiro, são presos em Mimoso do Sul

Polícia

Polícia Civil apreende motocicletas utilizadas por investigado para cometer infrações de trânsito em Piúma

Polícia

PF deflagra operação ‘Eco’ da Fraude e prende secretário de cultura por corrupção no ES