Por Rael Sérgio
O prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi (PP), fechou as torneiras, após segundo Ele, o município herdar dívidas milionárias da gestão anterior. O Decreto Municipal Nº 13.046/2025, assinado pelo Prefeito e publicado no Diário Oficial dos Municípios – DOM, tem o intuito de evitar um déficit financeiro nas contas públicas do município serrano.
Conforme a municipalidade, as medidas são necessárias para adequar as despesas e, estabelecer medidas para a redução do custo administrativo, assegurando o funcionamento contínuo dos serviços essenciais do município, como saúde educação, assistência social, entre outros.
Recentemente o vereador Cabral (PP), enviou requerimento nº 93/2025, solicitando as dívidas milionárias herdadas pela atual gestão. Pela surpresa, na resposta do Executivo, apontou que o vereador na época que era vice-prefeito, a atual gestão pagou multa de veículo oficial que o vereador utilizava em cidade do litoral. Sobre esse caso, que o ex-vice-prefeito e agora vereador, o portal NC está apurando à veracidade, se houve irregularidade na utilização do veículo.
Na publicação, determina corte de 15% nas despesas, entre elas, participação de servidores em cursos, concessão de horas extras, diárias, passagens aéreas, adicional noturno, nomeações, compras, utilização de veículos após o expediente, apoio a eventos e aquisição de móveis e imóveis, corte de despesas com custeio, como telefonia móvel, energia elétrica, água, aluguel e prestação de serviços.
O decreto terá vigência até 31/12/2025, ou em caso de atendimento as medidas de ajuste fiscal, conforme Gobbi, poderá ser revogado antes de seu vencimento.
O prefeito informou ao portal NC que, o município tem buscado garantir o equilíbrio entre receita e despesa, adequando-se às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, além de preservar os empregos, bem como assegurar a regularidade dos pagamentos a fornecedores e aos servidores públicos municipais.


