sexta-feira,
02 de janeiro de 2026

Clima

Previsão do tempo: calor intenso e tempo firme marcam a virada do ano no Espírito Santo

Redação

Ao longo da última semana de 2025 e nos primeiros dias de 2026, a atuação de sistemas atmosféricos mantém condições meteorológicas de destaque no Espírito Santo. A previsão elaborada pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) indica predomínio de tempo aberto, temperaturas elevadas e pouca chuva na maior parte do estado, especialmente até a virada do ano. A partir do primeiro fim de semana de 2026, a tendência é de aumento da instabilidade, com retorno das chuvas em diversas regiões.

Nesse período de fim de ano, o acompanhamento aponta para a influência direta de um sistema de alta pressão sobre o Espírito Santo, favorecendo a presença de ar seco e a elevação gradual das temperaturas. “A presença contínua do sistema de alta pressão dificulta a formação de nuvens de chuva em grande parte do Estado, o que mantém o tempo firme e as temperaturas elevadas por vários dias consecutivos”, explicou o meteorologista do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos.

Previsão ao longo da última semana de 2025

Nesta segunda-feira (29), o tempo permanece aberto em todo o Espírito Santo, sem previsão de chuva. As temperaturas máximas seguem em elevação, e o vento sopra fraco a moderado no litoral. Na terça-feira, o tempo segue aberto até o fim da manhã em todas as regiões, devido ao ar seco associado ao sistema de alta pressão. A partir da tarde, áreas de instabilidade provocam trovoadas isoladas nas regiões Sul e Serrana, em áreas afastadas do litoral. Não há previsão de chuva nas demais áreas, inclusive na Grande Vitória, e as temperaturas mínimas continuam em elevação.

Na quarta-feira (31), último dia de 2025, o padrão atmosférico se mantém. O tempo permanece aberto até o fim da manhã em todo o Estado, com possibilidade de trovoadas isoladas à tarde nas regiões Sul e Serrana, também em áreas afastadas do litoral. Nas demais regiões, incluindo a Grande Vitória, não há previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com possíveis rajadas no litoral Sul.

Condições previstas para a virada do ano e início de 2026

Na virada do ano de 2025 para 2026, as condições meteorológicas apontam para predomínio de céu com poucas nuvens em praticamente todo o Espírito Santo, sem expectativa de chuva na maior parte do estado durante o período noturno. O tempo permanece aberto até o fim da manhã do dia 1º de janeiro, com temperaturas elevadas e vento fraco a moderado no litoral. Há, no entanto, uma pequena chance de ocorrência de chuva nas áreas das regiões Sul e Serrana, em locais afastados do litoral, associada às incertezas provocadas pelas áreas de instabilidade que podem se formar a partir da tarde.

“De acordo com a previsão, o tempo permanece aberto até o fim da manhã do dia 1º de janeiro, e, ao longo da virada, o cenário é de tempo firme, com temperaturas noturnas elevadas e vento fraco a moderado no litoral. Há, contudo, uma pequena chance de ocorrência de chuva nas áreas das regiões Sul e Serrana, em locais afastados do litoral, associada às incertezas decorrentes das áreas de instabilidade que podem se formar a partir da tarde”, afirmou o coordenador.

Na sexta-feira, o tempo segue aberto até o fim da manhã em todo o estado. À tarde, há previsão de trovoadas isoladas nas regiões Sul e Serrana, em áreas afastadas do litoral, e em parte da região Noroeste. Durante a noite, as trovoadas avançam para o litoral Sul e a Grande Vitória. As temperaturas continuam elevadas, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas.

Instabilidade no primeiro fim de semana de 2026

No primeiro sábado de 2026, o tempo torna-se instável no Espírito Santo. A combinação do calor e da umidade favorece a ocorrência de chuvas em alguns momentos do dia nas regiões Sul e Serrana afastadas do litoral e em parte da região Noroeste, com previsão de temporais isolados à tarde. À noite, as trovoadas se espalham para as demais áreas do estado, inclusive o litoral Sul e a Grande Vitória. As temperaturas máximas apresentam queda acentuada, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas.

No domingo, a instabilidade persiste em todas as regiões capixabas. A presença de um canal de umidade favorece a ocorrência de chuvas em alguns momentos do dia em todo o estado. As temperaturas máximas seguem em declínio, e o vento sopra fraco a moderado no litoral.

A Coordenação de Meteorologia do Incaper segue monitorando as condições atmosféricas e reforça que as previsões são atualizadas regularmente, conforme a evolução dos sistemas meteorológicos que atuam sobre o Espírito Santo. Acompanhe as atualizações da previsão do tempo em: https://meteorologia.incaper.es.gov.br/  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Clima

Vargem Alta, Venda Nova, Piúma, Alfredo Chaves, Cachoeiro e Marechal estão em alerta de chuva forte

Clima

Inmet emite aviso de tempestade e chuva de granizo para todo o ES

Clima

Defesa Civil prevê tempo severo no ES entre hoje e amanhã

Clima

Vargem Alta, Venda Nova, Piúma, Alfredo Chaves e Marechal estão em alerta máximo com possibilidade de tempestade e queda de granizo: Confira a lista de cidades com novo alerta

Clima

Chuvas acima da média e temperaturas amenas favorecem lavouras capixabas em novembro

Clima

Alerta para chuvas intensa nos municípios do sul e serrana do ES

Clima

Defesa Civil Estadual emite aviso de chuva intensa, descargas elétricas e granizo

Clima

Chuvas intensas dispara alerta e coloca ES em atenção em todos os municípios