Por Redação
Alerta Máximo, aponta a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec), que emitiu alerta de tempo severo e acumulados expressivos. O aviso é válido para todo o território do ES.
O meteorologista Mauro Bernasconi explica que o maior acumulado de chuva é esperado entre esta terça-feira (20) e a quarta-feira (21).
“Pode haver chuvas que superam os 200 milímetros, em dois dias. A nossa previsão do tempo traz chuva acima dos 200 milímetros. A chuva esperada nos próximos dois dias pode superar aquilo que é esperado para o mês”, relatou.
Ainda segundo ele, há condições muito propícias para tempestades com a chegada da ZCAS ao Estado, como o calor abundante e umidade na atmosfera, o que colabora para a formação de nebulosidade.
Conforme informação do Incaper, amanhã (21), a atuação de um canal de umidade mantém o tempo instável em todo o Espírito Santo, com chuva ao longo do dia, mais frequente nas regiões Sul, Serrana e em parte da Região Noroeste. Há risco de acumulados expressivos em alguns trechos devido à persistência das chuvas. As temperaturas permanecem amenas, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com rajadas ocasionais.
Na Grande Vitória, muitas nuvens, com chuva ao longo do dia. Vento fraco a moderado, com rajadas ocasionais. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 26 °C. Vitória: mínima de 23 °C e máxima de 26 °C.
Na Região Sul, céu encoberto, com chuva ao longo do dia. Vento fraco a moderado, com rajadas ocasionais. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 26 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 22 °C.
Na Região Serrana, céu encoberto, com chuva ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 23 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 22 °C.
Por conta deste volume de chuva, as cidades podem ter risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Os moradores de áreas próximas às encostas ou ribeirinhas devem ficar atentos e se necessário acionar a Defesa Civil de sua região.


