‘Após passar a noite escondidas em área de mata, as vítimas procuraram a delegacia e denunciaram o caso’
Redação
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Domingos Martins e em conjunto da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu em flagrante um homem de 32 anos, suspeito de praticar violência doméstica e familiar contra a companheira, a filha e a enteada, na comunidade de Rio Ponte, zona de Domingos Martins, na manhã desta quarta-feira (27).
A ocorrência teve início quando uma mulher de 43 anos compareceu à delegacia acompanhada das filhas, uma criança de 5 anos e uma adolescente de 17 anos, todas em estado de choque, chorando e em evidente situação de vulnerabilidade. Os policiais constataram sinais de forte abalo psicológico nas três vítimas, sendo observado inclusive que a criança se encontrava descalça no momento do atendimento.
Em seu relato, a mulher informou que sofria há anos agressões físicas, ameaças constantes, violência psicológica e intimidações praticadas pelo companheiro, pai da criança e padrasto da adolescente. Segundo ela, o suspeito habitualmente chegava em casa alcoolizado e sob efeito de drogas, tornando-se agressivo e ameaçando matar toda a família com facão, motosserra e outras ferramentas.
Na noite anterior ao registro da ocorrência, o homem teria afirmado que “daquela noite elas não escapariam”, ameaçando matar as vítimas e atear fogo nos corpos. Aproveitando um momento em que o suspeito foi ao banheiro, a mulher retirou um facão que estava escondido próximo à cama e fugiu com as filhas em busca de socorro.
As três passaram a noite escondidas em área de mata para evitar serem encontradas pelo agressor. Segundo os relatos, situações semelhantes já haviam ocorrido anteriormente, havendo ocasiões em que as vítimas precisavam se esconder até mesmo em chiqueiro de porcos para escapar das ameaças.
“As vítimas viviam ainda sob intenso controle psicológico. A mulher não tinha aparelho celular próprio por imposição do companheiro, e a adolescente era submetida a monitoramento constante”, explicou o titular da DP de Domingos Martins, delegado Luciano Carlos Paulino.
Diante da gravidade dos fatos, equipes das Polícias Civil e Militar realizaram ação conjunta, localizaram e detiveram o suspeito, que foi encaminhado à DP de Domingos Martins. O facão utilizado nas ameaças foi apreendido.
O suspeito foi autuado em flagrante por perseguição (3x), violência psicológica (3x), ameaça (3x) e praticar vias de fato. Após os procedimentos de praxe, ele será encaminhado ao sistema prisional.
“Também representamos pela prisão preventiva do investigado, diante do elevado risco à integridade física e à vida das vítimas, havendo elementos concretos indicativos de risco de feminicídio e homicídio caso seja colocado em liberdade. A consulta aos sistemas de segurança pública revelou ainda que o suspeito já possuía registro anterior de violência doméstica contra ex-companheira”, completou o delegado.


