quarta-feira,
10 de setembro de 2025

Política

Assista ao vivo à terceira sessão do julgamento de Bolsonaro

Redação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, às 9h desta terça-feira (9), o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, em que o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de golpe de Estado. O julgamento pode ser acompanhado, ao vivo abaixo pelo canal do STF no YouTube.

Na semana passada, foram ouvidas a acusação, apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e as defesas dos oito réus. O julgamento será reiniciado com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, votam os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, a ministra Cármen Lúcia e, por último, o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. A decisão é tomada por maioria simples.

Estão reservadas sete sessões para a continuidade do julgamento da AP 2668: duas nesta terça (manhã e tarde), uma na quarta pela manhã, duas na quinta (manhã e tarde) e duas na sexta (manhã e tarde).

Réus e acusações

De acordo com a PGR, os oito réus integram o chamado Núcleo 1, ou “Núcleo Crucial”, da tentativa de golpe. São eles:

– o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

– o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

– Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF;

– o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

– o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu colaborador);

– o ex-presidente da República Jair Bolsonaro;

– o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;

– o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.

O grupo responde pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No caso de Alexandre Ramagem, a parte da denúncia referente a fatos ocorridos após sua diplomação como deputado federal, em dezembro de 2022, está suspensa até o término do mandato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Alfredo Chaves e mais cinco municípios capixabas recebem recomendação do MPF sobre o piso salarial dos professores

Política

Mais de 3 mil pessoas se inscreveram para acompanhar julgamento de Bolsonaro

Política

CSP quer ouvir Tagliaferro e auxiliares de Alexandre de Moraes

Política

Alfredo Chaves dá início a uma nova era com a gestão do jovem prefeito: Em oito meses de gestão Hugo Luiz transforma a administração pública com transparência, diálogo e inovação

Política

“Promessa feita é promessa cumprida”, diz Lidiney Gobbi na inauguração da sala de raio x, em Marechal Floriano

Política

Prefeito Ferraço apoia proposta inovadora de sistema de custos na gestão pública

Política

Casagrande e Ricardo Ferraço anunciam novos investimentos em Venda Nova

Política

Vice-governador, Ricardo Ferraço realiza entrega de 52 máquinas e equipamentos para fortalecer a agricultura e melhorar estradas rurais