sábado,
27 de setembro de 2025

Geral

Atenção, motorista! Detran faz alerta para evitar golpes ao pagar os débitos do seu veículo

Redação

Com a chegada do prazo para regularizar o Licenciamento Anual de 2025, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) faz um alerta importante: cuidado com os golpes na hora de pagar as taxas do veículo! 

Para garantir que seu pagamento seja seguro, siga estas dicas: 

  • Acesse apenas o site oficial do Detran|ES: Digite o endereço www.detran.es.gov.br diretamente no seu navegador. Evite usar sites de busca, pois eles podem mostrar links falsos. 
  • Não confie em boletos por e-mail ou WhatsApp: O Detran|ES não envia boletos por e-mail, SMS ou qualquer outro aplicativo de mensagem. Se você receber algo assim, é golpe! 
  • Verifique o beneficiário: Assegure-se de que o pagamento está direcionado ao ‘Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’ e que, após o pagamento, foi exibida a mensagem de confirmação. 
  • Desconfie de descontos milagrosos: Sites que oferecem grandes descontos para o pagamento dos débitos são geralmente falsos. 

O que fazer se for vítima de um golpe?  

Se você pagou um boleto falso, procure imediatamente a delegacia de polícia mais próxima. Leve o comprovante de pagamento e o endereço do site falso. Você também pode denunciar a fraude pelo Disque-Denúncia (181). 

Fiscalização do Licenciamento 

O Detran|ES ressalta que não há fiscalização específica para o Licenciamento Anual, mas essa é um tipo de regularização exigida e verificada em todos os tipos de fiscalizações com abordagem ao condutor do veículo. A exigência do Licenciamento Anual de 2025 passará a ser cobrada a partir de 1º de outubro. 

Os calendários de IPVA, do Licenciamento Anual do exercício de 2025 e o cronograma de início das fiscalizações do Licenciamento foram divulgados no site do Detran|ES no final do ano passado. 

Deixar de pagar o licenciamento anual é considerada, pelo artigo 230 do CTB, infração de trânsito gravíssima, com aplicação de multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira do proprietário do veículo e, ainda, medida administrativa de remoção do veículo, caso o pagamento não seja regularizado durante a abordagem.    

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Governo do Estado anuncia contratação de até 4,8 mil câmeras corporais

Geral

Espírito Santo alcança marca de 400 prisões com uso de tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Tribunal de Contas dá prazo de 15 dias para que prefeitura de Venda Nova comprove alterações em edital de PPP

Geral

Justiça atende pedido do Ministério Público e determina interdição de Centro de Recuperação clandestino “Getsêmani”, em Piúma

Geral

CPMI ouve ex-diretor financeiro apontado como sócio do ‘Careca do INSS’

Geral

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Geral

Tagliaferro afirma na CCJ que havia um monitoramento das redes sociais da “direita” nas eleições de 2022

Geral

Tribunal de Justiça faz alerta sobre tentativa de golpe em vários municípios, entre eles, Domingos Martins, Marataízes e Cachoeiro