terça-feira,
21 de abril de 2026

Geral

Produção animal no ES cresce em aves, ovos e bovinos em 2025

Redação

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulga o balanço dos setores de abate de animais, produção de leite e ovos até o 4º trimestre de 2025. O Relatório de Produção Animal do Espírito Santo, elaborado pela Gerência de Dados e Análises, apresenta os principais indicadores da pecuária capixaba, destacando o crescimento na produção de aves, ovos e abate bovino.

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO ESPÍRITO SANTO

Abate de animais

Na comparação com os dados acumulados até o 4º trimestre de 2024, houve crescimento no abate de aves, bovinos e produção de ovos. O volume total das carcaças de frango cresceu 1,75%, passando de 135.410 toneladas para 137.773 toneladas. Foram abatidas cerca de 57,1 milhões de aves, mantendo o Espírito Santo como o 11º maior produtor nacional, com 1% de participação.

O abate de bovinos teve aumento de 3% no peso das carcaças, saltando de 76.740 toneladas para 79.040 toneladas. O número de cabeças abatidas foi de 316,8 mil, colocando o Estado na 17ª posição nacional, com 1% de participação. 

Já a suinocultura apresentou queda de 1,8%. Foram 32.338 toneladas de carcaças para 31.772 toneladas, provenientes do abate de 325,9 mil suínos. O Espírito Santo ocupa a 9ª colocação no ranking nacional, com 1% de participação. 

Produção de ovos 

A produção de ovos teve leve crescimento de 1,4% no período, saltando de 374.421 milhões de dúzias para 379.517 milhões de dúzias. O Espírito Santo permanece como o 4º maior produtor nacional, com participação de 8% no total do país. O plantel de galinhas poedeiras chegou a 16,4 milhões de aves. 

Leite

A captação de leite pelas indústrias apresentou queda. Foram captados 232,1 milhões de litros, redução de 4,4% em relação aos 242,8 milhões registrados até o 4º trimestre de 2024. Com a retração, o Espírito Santo ocupa a 15ª posição nacional, representando 1% da produção brasileira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Mais de 2 mil fiéis participam da Romaria da Diocese de Cachoeiro na Festa da Penha 2026

Geral

Mãe denuncia que, apesar da repercussão, sala de aula em que o filho de 12 anos estuda, em escola municipal de Marataízes, continua sem ar-condicionado e com o ventilador quebrado

Geral

Agressor de mulher usará tornozeleira de imediato; lei já está em vigor

Geral

Justiça determina afastamento de delegado de Venda Nova do cargo após denúncia do MPES

Geral

Corpo de Bombeiros realiza resgate técnico e mobiliza operação complexa para salvar cachorro em área de difícil acesso em Domingos Martins

Geral

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça

Geral

Pesquisa de preços dos itens da Torta Capixaba aponta diferença de até 73% para o mesmo produto

Geral

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF