domingo,
06 de julho de 2025

Saúde

Blitz informativa mobiliza cachoeirenses para combate ao mosquito da dengue

Foto: Márcia Leal/PMCI

 

 

Redação

 

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim realizará, em seis pontos da cidade, uma atividade para estimular o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue e chikungunya, doenças cujas notificações aumentaram significativamente no início deste ano.

 

Das 8h às 11h, a blitz informativa percorrerá os seguintes locais: trevo do IBC; semáforo da rua Aristides Campos, no Nova Brasília; semáforo da rua Bernardo Horta (em frente às Casas Bahia); faixa de pedestre da avenida José Rosa Machado, no Bairro Alto Novo Parque (próximo ao supermercado Frigolima); e centro, na Praça Jerônimo Monteiro e na rua Capitão Deslandes.

 

A ação, que contará com a participação de servidores das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) e de Segurança (Semseg), visa mobilizar a população para adoção de medidas preventivas que são fundamentais para o controle da proliferação do inseto.

 

Devido às chuvas, decorrentes das altas temperaturas do verão, há um risco maior de acúmulo de água. Por isso, a intenção da blitz é, também, alertar sobre o crescente número de casos das doenças e reforçar o papel dos munícipes na prevenção.

 

As equipes distribuirão materiais educativos, com informações e diretrizes de combate ao mosquito e orientações de limpeza para evitar a formação de criadouros do inseto.

 

“A luta contra o Aedes aegypti é, realmente, de todos. Este mosquito tem trazido males e transtornos terríveis para a sociedade, e é por isso que ações de conscientização acontecem, porque acreditamos que a prevenção é sempre o primeiro e melhor passo a ser dado. Esperamos, de fato, que os nossos munícipes entendam o quanto a ajuda deles é importante para vencermos esse mal”, alerta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

 

Incidência do Aedes aegypti é maior nas residências

 

Segundo levantamento da Vigilância Sanitária de Cachoeiro, mais de 70% dos focos de proliferação do Aedes aegypti estão em áreas residenciais. Em 43% dos casos, os criadouros foram achados nos quintais das casas, em recipientes que acumulam água. Em depósitos fixos, como ralos e calhas, foram encontrados 24%, e nas caixas d’água, 9%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe

Saúde

Sesa confirma primeira morte por dengue e Oropouche em Anchieta

Saúde

Vacina contra a gripe é liberada para os capixabas acima de 6 meses

Saúde

Coçou os olhos sem lavar as mãos? Oftalmologista explica por que ato simples pode evitar doenças oculares

Saúde

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura

Saúde

Automedicação: a decisão que parece inofensiva, mas põe vidas em risco