quinta-feira,
14 de maio de 2026

Geral

BRK intensifica obras no distrito de Soturno

Foto: BRK Ambiental

 

Redação

 

A modernização e ampliação das redes de esgoto promovidas pela BRK avançam no distrito de Vargem Grande de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim. O distrito, que é o segundo mais populoso do município, vem recebendo os investimentos da concessionária desde 2019, com a construção dos coletores tronco e novas redes de esgoto por suas ruas.

 

A fase atual dos investimentos compreende um trecho de 720 metros, que deve ser finalizada até o final de junho. Devido a interferências encontradas, o projeto inicial precisou ser revisto com um novo traçado proposto para as redes. “Inicialmente, era previsto o assentamento das redes margeando os córregos do distrito, no entanto, isso se mostrou inviável devido a interferências não cadastradas encontradas durante a execução da obra”, explica o gerente operacional da BRK em Cachoeiro, Jocimar de Assis Alves.

 

Jocimar destaca que os investimentos em Soturno beneficiarão 996 famílias do distrito com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, ampliando-os na localidade. “São iniciativas fundamentais para a saúde da população, que além de evitar a contaminação e a transmissão de doenças, preservam o meio ambiente”, afirma.

 

Nas localidades que já receberam as novas redes, a BRK recomenda que sejam feitas as ligações dos imóveis às redes de esgoto, de acordo com os critérios definidos pela concessionária, e que os moradores cuidem para que a rede de esgoto não receba água de chuva. “Ligações clandestinas, além de prejudicarem o bom funcionamento das redes de esgoto, podem ocasionar o retorno do mesmo para as próprias residências”, alerta Jocimar de Assis Alves.

 

Onde a obra foi concluída, moradores fazem as ligações às novas redes

 

As novas redes de esgoto implantadas pela BRK são do tipo separador absoluto, sendo exclusivas para o recebimento do esgoto e tornando a rede pública mais moderna e o processo de tratamento do esgoto do município mais eficiente. O aposentado José Ribeiro dos Santos, de 64 anos, morador da Rua Manoel Moulais Barbosa, em Soturno, fez a ligação da rede de sua casa à rede pública de esgoto há algumas semanas e elogia o trabalho realizado.

 

“O nosso esgoto, assim como o dos vizinhos, era jogado no córrego, que tinha muita sujeira e mal cheiro. Agora, todos estão fazendo suas ligações e já sentimos uma melhoria. A BRK limpou e aplainou a rua e até os mosquitos diminuíram”, afirma José Ribeiro, que é morador da região há quase 40 anos.

 

Quem também aprovou os investimentos nas redes de esgoto de Soturno foi o aposentado Alcimar Azeredo Pereira, de 53 anos. Junto com a família, ele está construindo um imóvel na Rua Copacabana e já pode fazer a ligação do imóvel à rede pública durante a construção. “Antes, a rede de esgoto não passava nessa rua. Felizmente, com a obra da BRK, a rua agora possui a rede e conseguimos fazer a ligação há cerca de um mês”, relata.

 

Segundo a BRK, após a conclusão da etapa dos serviços nessa região, a expectativa é de que as obras em Soturno avancem para a rodovia Ângelo Bazoni, no trecho entre o posto de combustível Cordeiro e a Rua Wanderley Barbosa. Para mais informações sobre as intervenções que ocorrem na cidade, a concessionária disponibiliza o telefone gratuito 0800 771 0001, com atendimento 24 horas por dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Recém-nascida é salva de engasgo por policiais militares, em Anchieta; veja vídeo

Geral

Zoológico em Marechal Floriano abriga animais resgatados por órgãos ambientais

Geral

Ministério Público recomenda pagamento integral do piso nacional dos profissionais da educação em Marataízes

Geral

Pesquisa inédita avalia adaptação do lúpulo em Domingos Martins

Geral

145 ovos por segundo: ES impressiona com ritmo da produção

Geral

Operação retira fios irregulares e limpa postes em Alfredo Chaves

Geral

Livro revela como o ES alcançou 175 mil mulheres com políticas de proteção

Geral

Auditores do Tribunal de Contas partem para fiscalização em Mimoso do Sul