Ana Paula Mill.
“O projeto fez parte da capacitação em Educação no Campo, promovida pela Secretaria de Educação”.
Cerca de 120 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Araguaya participaram de uma “Caminhada da Paz”, na última sexta-feira (08), às 15 horas. Os estudantes ainda fizeram uma paradinha na Estação Ferroviária, onde apresentaram um bonito teatro. A ideia da “Caminhada da Paz” surgiu com a capacitação de professores, por meio do projeto Educação no Campo, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
“Nesse curso de capacitação, foi solicitado aos professores que realizassem algum projeto tomando como tema alguma coisa que nos incomodasse muito. E vimos que a violência incomoda a todos nós. Araguaia é um ponto estratégico, que interliga as BRs 262 e 101. E muitas coisas relacionadas à violência estão rondando a nossa escola e os nossos alunos. Então, pensamos em fazer o projeto ‘Paz, sim. Violência, não’. E o tema foi trabalhado durante todo o primeiro semestre”, explicou a diretora da escola, Mara Cristina Hanthequeste Moraes Módolo.
Enquanto o tema era mostrado em sala de aula, por meio de reportagens de jornal e imagens, além de outros trabalhos, os professores decidiram deixar um marco para os alunos. “Decidimos pintar o muro, para que tudo isso ficasse registrado para os alunos, professores e também para toda a comunidade. E os moradores estão adorando. Eles estão pedindo para continuarmos a pintar o muro até o final da escola e, também, para pintarmos a parte de trás do posto de saúde. De um jeito ou de outro, todos participaram: merendeiras, serventes, funcionários da escola, alunos e várias pessoas da comunidade. Até os policiais militares nos ajudaram. E tem que ser assim. A escola precisa da comunidade, e a comunidade precisa da escola”, destacou a diretora.
Com bolas coloridas nas mãos, fantasias e muitos cartazes, alunos e professores saíram pelas ruas de Araguaia pedindo paz. Em seguida, fizeram uma apresentação de teatro, com uma música sobre o tema. A caminhada e a apresentação foram acompanhadas por várias pessoas. Os alunos distribuíram para a comunidade várias flores brancas e pombinhas, feitas de papel.
A caminhada contou com o apoio da Polícia Militar de Araguaia, que deu proteção às crianças e, em alguns momentos, chegou a interromper o fluxo de veículos para que a caminhada pudesse seguir com segurança.
Depois de várias fotos e aplausos, os alunos voltaram para a escola com a sensação do dever cumprido. A Caminhada da Paz foi considerada um sucesso.