Rael Sérgio.
Começa nesta sexta-feira (31), no Centro de Agronegócio, trevo de Santa Maria em Marechal Floriano, a campanha Campo Limpo, que irá recolher embalagens vazias de agrotóxicos e produtos agrotóxicos vencidos, acompanhados ou não de notas fiscais.
A iniciativa é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag), junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e também conta com parceria da Secretaria Municipal de Agricultura do município.
O objetivo desta campanha é conscientizar os agricultores sobre o destino das embalagens vazias de produtos agrícolas. De acordo com a lei 9974/2000, o agricultor tem até um ano, após a data da compra, para devolver as embalagens vazias nas lojas agropecuárias e seis meses para devolver as vencida. Quem não cumprir a lei, responderá por crime ambiental e não cabe recurso e nem fiança.
Esse projeto segundo o secretário municipal Ubaldino Saraiva, faz trabalhos de educação ambiental através de visitas técnicas e entregas de panfletos. Ele disse ainda que durante o dia “D”, uma empresa transportará o material recolhido para conduzir a um local adequado.