Thadeu Orletti/orletti10@gmail.com
“Todos os jogos acontecem no domingo às 15 horas”.
Neste domingo (18), reserva grandes emoções nas praças esportivas de Vargem Alta. O Campeonato Comunitário chega a 5ª e última rodada da fase de grupos com vagas ainda em disputa. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam e os dois melhores terceiros colocados completarão as oito equipes que disputarão a fase de quartas de final.
Na Chave A o lanterninha União Serrana recebe o líder Castelinho no Estádio Almiro Ofranti em partida que vale mesmo a confirmação da liderança por parte do time do Castelinho, que já está classificado e ainda invicto na competição com 3 vitórias e 1 empate. A partida mais importante do grupo acontece entre Vila Maria (3º colocado) e Independente (vice líder), quem vencer avança as quartas de final. O Jaciguá (5º colocado), com remotas chances, recebe o Capivara (4ºcolocado) que ainda segue vivo na disputa, nesse confronto as duas equipes dependem de outros resultados para garantir a classificação.
Na Chave B o Beira Rio é soberano. Líder do grupo com 12 pontos, 100% de aproveitamento, o Beira Rio recebe o Departamento (5º colocado) para confirmar a melhor campanha da 1ª fase. O lanterna Pombal recebe o Fruteiras (vice líder) em partida que vale a classificação para o Fruteiras. Santana (4º colocado) e Ayd (3º colocado) tem a mesma pontuação e decidem quem segue na competição, essa é a partida mais importante do grupo.
Na Chave C o Flamenguinho, líder do grupo, recebe o Taquarussú buscando terminar a fase na 1ª colocação, já o Taquarussú (3º colocado) precisa vencer para continuar sonhando com a vaga. O Santo Antonio (4º colocado), praticamente fora recebe o vice líder Boa Esperança, que já está classificado, mas sonha em terminar na 1ª colocação do grupo, para isso depende de vitória com amplo saldo de gols. O Prosperidade (5º colocado) e o lanterna Poço Dantas jogam para, em tese, cumprir tabela.
Em tese porque o Prosperidade questiona a decisão da Liga que decretou a perda dos pontos para o Taquarussú por escalação de atleta supostamente irregular, apresentando um documento emitido por membros da comissão disciplinar dizendo que a equipe não fui punida com a perda dos pontos, pois o recurso do Taquarussú teria sido considerado inválido. O documento também confirma que o atleta foi realmente considerado irregular.
Abaixo aparece a imagem do documento apresentado pelo Prosperidade.
Por outro lado, a Liga se baseia nos artigos 65 e 66 do Regulamento para confirmar a decisão informada através do boletim da Liga, confirmando que a equipe do Taquarussú ganhou os pontos da partida. O referido boletim foi entregue a todas as equipes durante a realização da 4ª rodada.
Abaixo aparece a imagem do Regulamento da competição.
Com toda essa situação, segundo a presidência da Liga, alguns membros da comissão disciplinar solicitaram desligamento de suas funções.
As outras equipes aguardam o desfecho do caso com muita atenção, pois a situação pode interferir na definição das vagas dos melhores terceiros colocados.