sábado,
19 de abril de 2025

Política

Casagrande escolhe Jaqueline Moraes como candidata a vice

“Sou mulher, negra, criada na periferia e conheço a dor da nossa gente. Sou esposa, mãe e avó. E sei exatamente o que fazer para melhorar a vida das pessoas, principalmente as mulheres que trabalham e ganham 40% menos que os homens” – Fotos Arquivo pessoal

Luciana Maximo

 

Após muitas negociações, nesta segunda-feira, 6, muitas rodadas de conversas, acordos, após todas as coligações feitas, já no último segundo do segundo tempo, para o anúncio do nome para compor a chapa de governador, Renato Casagrande fez o anúncio do nome da ex-vereadora de Cariacica Jaqueline Moraes.
O anúncio surpreendeu a todos na sede do Partido Socialista Brasileiro – PSB, em Vitória, era esperado o nome de um homem, mas foi ela, a secretária de Mulheres do PSB, a ex-ambulante, a mulher negra e até então candidata a deputada federal a escolhida.

 

A escolha do nome dela demonstra a importância da participação da mulher no processo político. Lembrando que, na segunda-feira, 31m no encontro de Casagrande com as mulheres fora sugerido a ele pensar na possibilidade de escolher uma mulher para compor a sua chapa. Não deu outra, Casagrande ouviu a mulherada e empoderou de vez Jaqueline que ficou sem voz após ouvir do próprio Renato o nome dela. 

 

O trabalho realizado por Jaqueline a frente à Secretaria de Mulheres do PSB pode ter sido um dos referenciais para o nome dela ter sido aprovado pelo diretório do PSB Estadual.

Estamos com este projeto de Jaqueline há uns 30 dias. Tínhamos três mulheres que poderiam ser escolhidas: Lenise Loureiro – PPS tem perfil técnico, tem experiência, porém ela lançada a deputada a federal os componentes da chapa não permitiram que tirassem ela da chapa, por conta de desequilibrar. Outro perfil que havia é da Márcia Lamas, atual vice-prefeita da Serra. A Márcia também candidata a federal poderia desequilibrar a chapa do PSB.  Mantendo a preferência que tinha de ter companheira de chapa, preferi buscar em Jaqueline,  Secretária Estadual de Mulheres, ex-vereadora de Cariacica, mulher negra, militante de periferia, ex-ambulante, empreendedora, mulher com uma história de vida de superação, a nossa candidata, eis aí o perfil", ressaltou Renato Casagrande por telefone.

 

Jaqueline Moraes é Secretaria das Mulheres do PSB no Espírito Santo, é ex-presidente da Associação dos Camelôs do ES, empreendedora, negra, mãe e avó. Ela tem uma história forte, uma história de verdade, uma história semelhante à de milhares de mulheres negras desse país, passou por dificuldades, e encontrou a luz no fim do túnel, claro, arregaçando as mangas e caindo em campo, sem tempo para justificativas e desculpas esfarrapadas.  Os pais eram vendedores ambulantes e por um tempo a mãe trabalhou como zeladora em condomínios e hospital. “Meu pai era ambulante e viajava muito. Minha mãe acordava muito cedo e deixava o café com leite pronto em cima da mesa, quando eu e minha irmã acordávamos para estudar o café estava lá todas as manhãs isso em determinada época no Rio de Janeiro. Quando meu pai chegava de suas longas viagens sempre trazia brinquedos para mim e minha irmã. Meu irmão caçula nasceu quando eu já tinha 9 anos, foi muito bom ajudar cuidar da minha mãe grávida e de meu irmão bebê. Isso me traz boas recordações…Apesar da ausência de meus pais por conta do trabalho, tive ótimos ensinamentos no qual levo para a minha vida, como respeitar o espaço e o direito do outro, estender a mão ao próximo sempre que possível, sendo assim levarei para a minha vida”, relembrou.

 

A política

 

Jaqueline descobriu ainda cedo a vocação pela política, foi líder escolar a vida toda e líder comunitária. Sempre brigou pela comunidade, pelo outro.   
Atualmente Jaqueline é empreendedora individual com um empreendimento de vendas de peças e oficinas de motos.

 

Foi presidente de Associação dos Ambulantes do Espírito Santo e por duas vezes presidente da comunidade (líder comunitária).   

                                      
Em 2012 se candidatei ao cargo de vereadora na cidade de Cariacica pelo PSB, foi eleita com 2.652 votos e nos dois biênios fui vice-presidente da mesa diretora. Foi presidente e relatora das comissões de Educação, saúde e assistência social.    

                                                                                                                                
Quando vereadora fez um mandato participativo elaborando leis e fiscalizando o executivo, mas as maiores ações do mandato foi propor a participação das pessoas sendo a voz das comunidades através do gabinete móvel, sendo carinhosamente apelidado de ''Jack Móvel''.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

100 dias de governo: Campo e cidade abraçados pela mesma gestão em Marechal Floriano

Política

Candidatura de Ricardo Ferraço ao Governo do Estado ganha força

Política

100 dias de gestão de Ferraço e Júnior Corrêa; uma nova história se desenha em Cachoeiro

Política

“Hoje os investidores estão mais otimistas, e vamos fazer um governo de fé e raça”, diz Ferraço durante entrega de maquinários em Cachoeiro

Política

Ex-prefeito de Marechal, Cacau Lorenzoni inicia gestão participativa com produtores e trabalhadores da Ceasa para promover melhorias nas condições de trabalho e permanência na central de abastecimento

Política

Tribunal de Contas aprova contas do exercício de 2023 do prefeito Paulo Cola de Piúma

Política

Ferraço comemora saldo positivo de empregos em Cachoeiro de Itapemirim

Política

Prefeito Toninho Bitencourt pede perdão ao Tribunal de Contas de dívida milionária herdada da gestão anterior em Marataízes