sábado,
31 de janeiro de 2026

Polícia

Cautelar suspende contratação de empresa para gerenciar frota de veículos em Cachoeiro

Redação

 

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) determinou a suspensão do Pregão Eletrônico da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim para contratar uma empresa especializada no gerenciamento da frota municipal de veículos, máquinas e equipamentos, de forma continuada, por possíveis irregularidades no edital. A determinação está publicada no Diário Oficial de Contas de quinta-feira (26), proferida em decisão monocrática cautelar pelo conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti.

 

O serviço de gerenciamento a ser realizado deve ser por meio de sistema informatizado, englobando administração, controle e compreendendo a manutenção preventiva e corretiva, inclusive todas as peças necessárias para a execução dos serviços, por meio de rede credenciada, para atender as necessidades dos veículos, máquinas, tratores, ambulâncias, motocicletas, ônibus e equipamentos da prefeitura.

 

O processo trata-se de representação, formulada por pela empresa Prime Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., alegando irregularidade na disputa. Em síntese, afirma que o edital traz exigência ilegal e restritiva à competitividade ao vedar a cobrança de taxa superior a 6,30% entre a contratada e suas credenciadas, o que interferiria na relação comercial entre particulares e na livre concorrência.

 

Argumenta ainda que a administração limitar a taxa de administração em 0% seria totalmente ilegal para o objeto da licitação, tendo em vista que ofertar taxas negativas feriria o caráter competitivo do certame e o princípio da seleção da proposta mais vantajosa.

 

Em análise, com relação à taxa de 6,30%, a área técnica traz que a Lei 8666/93 (Lei de Licitações), em seu artigo 3º, § 1º, inciso I, prevê que as licitações devem ser feitas sem exigências impertinentes ou irrelevantes, em relação ao objeto contratado. Por isso, a condição contida no referido edital é conflitante com as disposições da mencionada legislação, por não guardar pertinência com o objeto contratado e interferir na relação jurídicocontratual de terceiros, regidos pela lei civil. Traz ainda jurisprudência do Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) que firmou posicionamento nos mesmos termos.

 

Quanto à administração limitar a taxa de administração em 0%, constatou-se que, de acordo com o que está previsto no item 3.1 do termo de referência do edital, a administração estabeleceu 0% de taxa de administração a ser dela (prefeitura) cobrada, não deixando claro se esta taxa seria a mínima ou a máxima estabelecida. A área técnica pontuou o artigo 40, X, também da Lei de Licitações, no qual é vedada a fixação de preços mínimos.

 

Sendo assim, não ficou claro no referido edital que a taxa de administração de 0% seria a taxa máxima a ser cobrada, mesmo que os responsáveis tenham afirmado em suas justificativas tratar-se de taxa máxima, e que não haveria impedimento de formalização de proposta com taxa negativa.

 

Assim sendo, o relatou acompanhou a fundamentação técnica, com relação às alegações apresentadas no recurso, e concedeu a cautelar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

Espírito Santo alcança marco histórico na redução da violência contra a mulher

Polícia

Homem é preso após sequestrar e estuprar a ex-mulher em Afonso Cláudio

Polícia

Policial leva tiro durante abordagem na Ilha do Gambá, em Piúma

Polícia

Em cana! PM prende traficantes em flagrante com diversas porções de drogas embaladas para a venda em Marechal Floriano

Polícia

Operação policial apreende 16 armas de fogo e centenas de munições em Afonso Cláudio

Polícia

Pescadores encontram corpo dentro de saco plástico e preso com pedras em lago no distrito de Itaoca Pedra

Polícia

Polícia conclui investigação de furto em loja de eletroeletrônicos e recupera bens avaliados em R$ 26 mil em Venda Nova

Polícia

DEHPP apresenta balanço de 2025 e destaca menor número de homicídios dos últimos 29 anos no Espírito Santo