Para atender a quem trabalha durante o dia, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) está disponibilizando, nesta quinta (2), sexta (3) e na próxima segunda-feira (6), um horário ampliado para vacinação contra a febre amarela, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu.
A imunização, que no local já é oferecida normalmente das 8h ao meio-dia, também será realizada das 16h às 20h.
“Nosso objetivo é facilitar o atendimento às pessoas que têm dificuldades em se deslocar dos seus ambientes de trabalho até as unidades de saúde no horário comercial”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bindaco.
Cachoeiro tem 18 pontos de vacinação
A Semus orienta que quem ainda não recebeu a dose deve procurar a unidade básica de saúde com sala de vacina mais perto de sua casa, com o cartão de vacina, CPF e cartão do SUS. Cada unidade define o seu horário de vacinação, que é divulgado nas comunidades pelas equipes que nela atuam.
Nos locais, é realizada uma triagem clínica para verificar se a pessoa pode ser imunizada, pois a vacina é contraindicada em uma série de casos.
Quem pode ser vacinado:
– População com mais de 6 meses de idade e menos de 60 anos;
– Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: apenas se apresentarem laudo médico.
A vacina é contraindicada para:
– Crianças menores de 6 meses de idade;
– Grávidas e mulheres que estão amamentando, até os 6 meses do bebê;
– Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
– Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
– Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
– Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
– Pacientes com imunodeficiência primária;
– Pacientes com neoplasia;
– Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
– Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
– A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.
O que é preciso levar:
– Cartão de vacinas, CPF e cartão do SUS.
Confira os locais de vacinação
Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu
UBS Abelardo Machado
UBS Aquidaban
UBS Amaral
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Gilson Carone
UBS São Luiz Gonzaga
UBS Otto Marins
UBS Novo Parque
UBS Jardim Itapemirim
UBS Zumbi
UBS União
UBS Pacotuba
UBS Itaoca
UBS Conduru
UBS Córrego dos Monos
UBS Soturno