domingo,
20 de abril de 2025

Religião

Cerca de 100 romeiros saem de Alfredo chaves e seguem a pé até o Convento da Penha

Foto: PAC/Secom

 

Cerca de 100 romeiros de Alfredo Chaves partem a pé nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, para o Convento da Penha seguindo a tradição da Romaria de São José do Quarto Território, que neste ano chega a sua da 18ª edição.  A saída acontece na comunidade de IV Território em Alfredo Chaves logo após a missa de envio às 12h.  As 15h30 todos receberão uma benção na igreja Matriz onde darão continuidade a caminhada, com previsão de chegada ao Convento da Penha às 9 horas do domingo (25) onde participarão da missa.

 

A Romaria, que percorre a pé cerca de 100 km, conforme relatos de católicos locais, teve origem a partir da promessa de um morador da comunidade de IV Território e foi aderida por algumas pessoas da comunidade e transformada, hoje, em um evento religioso de grande importância no município e região.

 

Em seu primeiro ano a romaria abrangia um pouco mais de 30 pessoas, que sem estrutura, andavam a pé até chegar ao Convento da Penha, em Vila Velha, pernoitando em calçadas das cidades de Guarapari e Vila Velha.

 

Hoje, a peregrinação conta com muitos romeiros e tem apoio da Polícia Urbana de Vitória, da prefeitura Municipal de Vila Velha, da Polícia Militar de Guarapari e de Alfredo Chaves, da Rodosol, do DEER e de moradores das cidades por onde passam.

 

A partida em direção a BR 101 será às 16h com chegada em Guarapari por volta das 23 horas do mesmo dia. Já á chegada ao santuário está prevista para a manhã do domingo, onde será celebrada uma missa às 9h.

 

De acordo com Irineu Ramos Vidal, um dos organizadores, o participante da caminhada religiosa pagará uma taxa de R$70,00 e terá direito a água, frutas, camisa, boné, refeições (almoço e café da manhã) e carros de apoio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Religião

Retiro de carnaval “Alegra-te” reúne centenas de jovens em Venda Nova

Religião

Moradores e turistas participam de “Missa dos Turistas” em Piúma

Religião

PLC reúne 114 mulheres em Piúma

Religião

Paróquia investe novos coroinhas em Vargem Alta

Religião

39º ESES reúne dezenas de seminaristas em Vargem Alta

Clima

Oração pedindo chuva, existe?

Religião

PLC reúne dezenas de mulheres em Jaciguá

Religião

PLC reúne 175 mulheres em Venda Nova