sexta-feira,
03 de abril de 2026

Política

Com  a saída de Enio Bergoli, que deixa o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, Ricardo Ferraço anuncia novo secretário de Agricultura

“Tesch assume a pasta no lugar de Enio Bergoli, que deixa o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas Eleições 2026”

Redação

O vice-governador Ricardo Ferraço, que assumirá o Governo do Estado a partir de 2 de abril, anunciou, na tarde desta sexta-feira (27), o nome de Carlos Tesch como novo secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

Ao destacar a escolha, o vice-governador ressaltou a experiência e a trajetória no serviço público. “Convidei Carlos Tesch para ser o próximo secretário de Estado da Agricultura. Engenheiro, servidor público de carreira e gestor experiente, terá a missão de coordenar as políticas públicas voltadas aos agricultores e ao interior do Espírito Santo e dar continuidade ao eficiente trabalho do secretário Enio Bergoli, a quem agradeço e desejo muito sucesso na caminhada. Também servidor concursado do Estado, Michel seguirá junto cuidando do desenvolvimento rural e da interlocução com os segmentos produtivos do nosso agro”, afirmou.

 O novo secretário agradeceu a indicação e destacou o compromisso com o fortalecimento do setor. “Recebo esse convite com honra e responsabilidade. Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, fortalecendo as políticas públicas para o campo, ampliando a competitividade do agro capixaba e promovendo desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado. Vamos seguir próximos dos produtores, ouvindo as demandas e construindo soluções que gerem mais renda, oportunidades e qualidade de vida no meio rural”, afirmou Carlos Tesch.

A Secretaria da Agricultura tem papel estratégico no desenvolvimento econômico do Espírito Santo, atuando em programas e projetos voltados à modernização da produção, inovação tecnológica, infraestrutura rural, apoio à agricultura familiar e fortalecimento das cadeias produtivas. 

Perfil do novo secretário

Carlos Luiz Tesch Xavier é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), engenheiro de segurança do trabalho (Ufes) e advogado pela Universidade Vila Velha (UVV). Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Servidor de carreira, atuou por mais de 30 anos como auditor do Estado do Espírito Santo, na Secretaria de Controle e Transparência (Secont). Também exerceu os cargos de subsecretário da Secretaria da Saúde (Sesa) e subsecretário para Assuntos Administrativos da Seag em dois períodos: de 2009 a 2014 e de 2023 até a atualidade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Momento histórico no ES: Ricardo Ferraço toma posse como governador

Política

Em tom de despedida, Casagrande inaugura reforma e ampliação do Aeroporto de Cachoeiro 

Política

Nova pesquisa Quaest mostra que Ricardo e Casagrande lideram para o Governo e Senado no ES

Política

Ao lado de Ricardo Ferraço, Marcelo Santos cumpre agenda com lideranças em Cachoeiro

Política

Operação contra o tráfico de drogas prende advogados e agentes da Guarda de Vila Velha

Política

Federação União Progressista anuncia apoio a Ricardo Ferraço ao Governo e Renato Casagrande ao Senado no ES

Política

Real Time Big: Ricardo Ferraço lidera todos os cenários e tem a menor rejeição na disputa pelo Governo do ES

Política

Marcelo Santos descarta ser vice em 2026 e reafirma meta de disputar vaga na Câmara Federal