quarta-feira,
27 de agosto de 2025

Geral

Com as chuvas em Cachoeiro, BRK alerta sobre importância do uso correto das redes de esgoto

Foto: BRK Ambiental

 

Redação

 

Diante das chuvas que acometem o município de Cachoeiro de Itapemirim, a BRK alerta sobre a importância do uso consciente e correto das redes de esgoto. A concessionária reforça que o direcionamento indevido da água da chuva e das calhas para a rede coletora causa a sobrecarga do sistema de esgotamento sanitário, prejudicando a eficiência do serviço e aumentando os riscos de rompimento e transbordamento das redes.

 

Assim como a água da chuva direcionada ao local errado, o lançamento de esgoto na rede pluvial também se torna um problema, uma vez que os resíduos acabam indo direto para rios e córregos sem o tratamento adequado. “Nesse caso, surge uma questão ambiental e de saúde pública e há ainda um descumprimento da lei. O lançamento de água pluvial no sistema de esgotamento é proibido pelo Regulamento da Concessão dos Serviços e pela Lei nº 7.743, que dispõe sobre o Código Sanitário do Município de Cachoeiro de Itapemirim”, ressalta Marcos Pontes, gerente Operacional da BRK em Cachoeiro.

 

Ele frisa que a utilização correta das redes de esgoto é responsabilidade de cada um e que o descarte adequado dos resíduos é outra atitude a ser adotada no dia a dia das pessoas. Jogar fios de cabelo, fio dental, preservativos, cotonetes, absorventes, sacolas plásticas e outros materiais em vasos sanitários, pias e ralos pode entupir o sistema de esgotamento sanitário.

 

“As redes de esgoto são projetadas para receber quase que exclusivamente resíduos líquidos. O sistema é feito para receber apenas 1% de resíduos sólidos, por isso a necessidade de uma mudança de postura por parte da população. Por mês, a BRK retira cerca de 32 toneladas de resíduos das Estações de Tratamento de Esgoto. Especialmente em dias de chuvas intensas, o mau uso do sistema aumenta as chances de rompimento de redes, transbordamento, mau cheiro e retornos de esgoto pelos ralos. É um problema para o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população”, explica Marcos Pontes.

 

Para mais informações sobre o funcionamento das redes de esgoto, a BRK disponibiliza o telefone gratuito 0800 771 0001. O serviço funciona 24 horas por dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio 

Geral

Justiça determina retirada de faixas do Sindsmaf espalhadas por Marechal Floriano