quarta-feira,
26 de março de 2025

Geral

Com parecer favorável do Iphan, Ministério Público Federal vai acompanhar processo de tombamento da Pedra Azul

Redação

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento administrativo para acompanhar o processo de tombamento do monumento natural do maciço da Pedra Azul, que fica na cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo. Na última segunda-feira (17), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Espírito Santo emitiu nota técnica favorável ao início do processo de tombamento da Pedra Azul, considerada um dos principais cartões-postais do estado capixaba.

“A Pedra Azul é um monumento que tem uma importância grande para os capixabas e para todo o país, o que justifica seu tombamento estadual e federal. O MPF vai atuar para que esse monumento natural seja protegido da forma mais abrangente possível”, aponta o procurador da República Carlos Vinícius Cabeleira.

Na nota técnica, o Iphan comparou o valor paisagístico e cultural do ponto turístico capixaba ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. “O prosseguimento deste processo deve partir do entendimento do monumento natural como imagem estética, símbolo e elemento de identidade cultural – de modo semelhante de como é entendido o Complexo do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro/RJ, por ser elemento indispensável da composição da paisagem cultural do Rio de Janeiro – não só como espaço físico”, diz a nota.

Especulação imobiliária – Na esfera estadual, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) também deu início a um procedimento para acompanhar o processo de tombamento da Pedra Azul, com a intenção de proteger a região da especulação imobiliária. Como apontou a promotora de Justiça Jane Maria Vello Corrêa de Castro em reunião no MPF, há uma expansão desordenada da região, principalmente com a instalação de condomínios, o que provoca impactos ambientais e paisagísticos.

A Pedra Azul fica a 1.822 metros de altitude e, junto com a Pedra do Lagarto, forma um conjunto rochoso granítico considerado patrimônio geológico brasileiro. Ela faz parte do Parque Estadual da Pedra Azul onde estão conservadas espécies da flora e fauna da Mata Atlântica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Pesquisadores testam métodos para o controle do maruim em Alfredo Chaves

Geral

Grave acidente entre moto e carro deixa uma pessoa morta na ES 146, em Alfredo Chaves

Geral

Ministério Público de Contas propõe representação contra 16 municípios por omissão na cobrança de taxa de resíduos da saúde

Geral

Prefeitura de Presidente Kennedy assina ordem de serviço para captura e transporte de animais de médio e grande porte

Geral

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar por falhas no serviço em Cachoeiro

Geral

Parlamentar faz indicação sobre remoção de veículos abandonados nas vias públicas de Piúma

Geral

“A casa caiu”: GAECO realiza operação na Câmara de Vereadores de Rio Novo do Sul

Geral

Referência em Colatina, loja Sandro Variedades é alvo de acusações após vender produtos abaixo do preço de custo