terça-feira,
18 de novembro de 2025

Geral

Com Quadro Superação, Unimed Sul Capixaba homenageia pacientes que venceram a Covid-19 e encoraja os internados

Redação

 

A suspeita, a confirmação e a internação por Covid-19 são marcadas por angústia, medo e incerteza sobre o futuro. Por isso, como forma de homenagear os pacientes que venceram a doença e dar força para aqueles que estão internados, o Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, criou o Quadro Superação. O quadro foi instalado na sala de estar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do centro cirúrgico, e reúne marcas das mãos das pessoas hospitalizadas que foram curadas.

 

O registro das mãos é feito com o uso de tinta guache na hora da alta médica. “A equipe assistencial relembra a coragem e a força do paciente no período de confinamento e tratamento, e o convida a carimbar as suas mãos no papel. É um momento para marcar a retomada e mostrar que a pessoa curada está pronta para seguir em frente”, explica Sâmilla Batista Macedo, psicóloga do Hospital Unimed Sul Capixaba.

 

Ela ressalta que o quadro é também uma fonte de esperança para outros pacientes internados e suas famílias, auxiliando no processo de resiliência e no enfrentamento da doença. “Temos observado a parceria e a troca de experiências entre as famílias. Elas se apoiam, se aproximam e se consolam, vivenciando a sua dor e identificando-a com a do outro. Assim, se forma uma rede de apoio”, afirma Sâmilla.

 

Humanização

 

A Unimed Sul Capixaba desenvolve ainda outras ações de humanização para aliviar o sofrimento dos pacientes e de seus familiares durante a internação. Uma delas é a possiblidade de visita presencial na UTI e na ala Intermediária Covid, realizada de acordo com todos os protocolos de segurança. “As visitas permitem que os parentes acompanhem de perto o cuidado da equipe com o paciente, aproximando-os do hospital e estabelecendo uma relação de confiança”, explica a psicóloga.

 

Há também chamadas de vídeo diárias do médico, pelo celular, com a família e, quando o estado de saúde do paciente permite, ele mesmo pode ver e falar com os seus familiares durante o confinamento no hospital. Além disso, é possível que os parentes usem o WhatsApp para esclarecer dúvidas com o médico sobre o estado de saúde da pessoa internada e enviem fotos e vídeos da casa e de pessoas importantes para o paciente.

 

“Esse contato é extremamente benéfico, contribuindo para a redução da aflição, da solidão e dos períodos de delirium, bem como para a maior aceitação dos procedimentos e até para amenizar a preocupação do paciente com as pessoas que ama e que estão distantes”, diz a psicóloga.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves