Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na manhã desta quarta feira (08/07) o Projeto de Lei, que transfere a comunidade de Alto Gironda, uma área de Cachoeiro de Itapemirim repleta de jazidas de mármore e com pouco mais de 500 moradores, para o município de Vargem Alta. Falta somente sanção do governador Paulo Hartung.
Para oficializar a transferência da localidade, a Prefeitura Municipal de Vargem Alta, em parceria com o Governo do Estado encaminharam para a Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 251/2014, que altera a Lei 4.063/1988, que criou o município de Vargem Alta, e que não elencou Alto Gironda entre os distritos de Vargem Alta, após o seu desmembramento de Cachoeiro.
Agora com a proposta dá nova redação ao artigo 1º da lei, especificando que o município será composto pelos distritos de Alto Gironda, Jaciguá e que sua sede ficará em Vargem Alta.
Para que a Assembleia Legislativa (Ales) acate o pedido alterando os limites territoriais por meio de lei, as Câmaras dos dois municípios aprovaram as leis autorizando o acordo.
A área faz parte de Cachoeiro de Itapemirim, porem os serviços públicos, como escola, posto de saúde, fornecimento de água, coleta de lixo e manutenção de estradas, são oferecidos por Vargem Alta.
O presidente da Associação de Moradores de Alto Gironda, José Luiz Baroni, disse que foi uma grande conquista para o distrito. “A comunidade agora só tem a ganhar com esta mudança. Toda vida, tudo que se precisa por aqui é feito pela administração de Vargem Alta, como por exemplo, a saúde, escola e patrolamento de estradas. Agora todos nós daqui somos de coração vargem-altenses”, comemora o presidente da Associação, José Luiz Baroni.
O prefeito João Bosco Dias, agradeceu a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, e disse que desde a emancipação, há 27 anos, o município Vargem Alta, tornou-se parte integrante, cuidando do distrito de Alto Gironda.
“Agora é estabelece as coordenadas geográficas do território, para que possamos continuar investindo no distrito. Já ampliamos e reformamos a Unidade de Saúde, conseguimos o asfalto que está na fase final, e agora com essa anexação vamos ter condições de construir o tão sonhado campo de futebol, com recurso comprometido com o governo federal”, disse o prefeito Bosquinho, finalizando dizendo que estar feliz de compartilhar essa alegria com os moradores.