terça-feira,
25 de março de 2025

Saúde

Conheça medidas para o combate ao mosquito transmissor de arboviroses

Redação

 

Uma importante estratégia para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, está na conscientização da população quanto às ações de cuidados. Elas devem começar, em especial, nas próprias residências, sendo realizadas semanalmente.

 

É importante também que as ações sejam disseminadas com a vizinhança, que pode adotar hábitos e métodos que ajudam a minimizar a proliferação, além dos riscos que essas doenças podem acarretar.

 

Além disso, entre as ações de combate ao mosquito, o cidadão pode executar tarefas fáceis e simples como a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d’água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo; varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas eliminando a água empossada. É válida a utilização de repelentes e roupas longas que cobrem o corpo.

 

Veja aqui o 21º boletim da dengue.

Veja aqui o 21º boletim de zika.

Veja aqui o 21º boletim chikungunya.

 

Como se prevenir:

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

-Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Serviço de telemedicina começa neste mês a ser oferecido na rede municipal de Marataízes

Saúde

Prefeitura inicia processo para implantação da Telemedicina em Marechal

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta