sábado,
13 de dezembro de 2025

Saúde

Covid-19: Victor Coelho (PSB) decreta estado de calamidade pública em Cachoeiro

Foto: Portal Notícia Capixaba

 

 prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, assinou, nesta quinta-feira (9), o Decreto nº 29.398, que declara Estado de Calamidade Pública no município, por conta da crise decorrente da pandemia do novo coronavírus. O decreto, que segue orientações da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município.

 

De acordo com o texto, a declaração leva em conta o grave comprometimento das finanças públicas, por causa da paralisação das atividades econômicas e das demais medidas de enfrentamento à Covid-19. Por isso, foi verificada a necessidade de flexibilização das metas fiscais do orçamento municipal para o ano de 2020.

 

Tendo isso em vista, o decreto estabelece dispensa do poder público municipal de atingimento de resultados e metas fiscais estabelecidas na lei orçamentária de 2020, e suspende a contagem de prazos e diretrizes da Lei Complementar 101/2000, que trata da gestão fiscal da União, Estados e Municípios.

 

Além disso, o Poder Executivo poderá, sempre que necessário, abrir crédito extraordinária para a cobertura de despesas. A situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) e da Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e Financeira (Caofi).

 

Também é reforçada a manutenção das medidas contidas no Decreto nº 29.337, de 16 de março, que trata da declaração de Situação de Emergência em Cachoeiro, e nos demais decretos relacionados às medidas para enfrentamento da pandemia.

 

Estamos diante de uma crise mundial gravíssima, que pegou todos nós de surpresa e que surgiu logo após enfrentarmos a maior enchente da história de nosso município. Por isso, é necessário haver essa flexibilização das metas orçamentárias anteriormente previstas. Continuamos trabalhando firmes para a superação deste momento difícil, e fazemos mais um apelo à população para que respeite as medidas de isolamento social”, afirma o prefeito Victor Coelho.

 

A declaração de Estado de Calamidade Pública em Cachoeiro será encaminhada para a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito (Ales), para que a situação local seja reconhecida e o decreto entre em vigor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Anvisa assina compromisso com Butantan para viabilizar a primeira vacina brasileira contra a dengue

Saúde

Alfredo Chaves confirma caso de meningite bacteriana

Saúde

Entre 2024 e 2025, ES contabilizou mais de 12,5 mil mortes por problemas cardiovasculares

Saúde

ES se mantém no ranking nacional de cobertura vacinal da gripe

Saúde

ES registra mais de 24 mil casos e primeira morte por dengue em 2025

Saúde

ES lidera no Brasil tratamento de AVC com menor taxa de mortalidade no SUS

Saúde

Aumento de infecções por rinovírus nas últimas semanas acende alerta no ES

Saúde

Hemoes registra baixa nos estoques de sangue em sua rede no Espírito Santo e pede ajuda à população