sexta-feira,
12 de setembro de 2025

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro

Redação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou, nesta terça-feira (9), o Decreto nº 36.100, que autoriza a realização de obras de desassoreamento em rios, córregos e mananciais do município. A medida tem como objetivo restabelecer o curso natural das águas e reduzir os riscos de enchentes e alagamentos que, todos os anos, afetam centenas de famílias, especialmente nas localidades mais próximas ao Rio Itapemirim.

De acordo com relatório da Defesa Civil, a região de Pacotuba é uma das mais atingidas, sendo considerada área de risco muito alto. Ali, cerca de 852 moradores e 213 edificações sofrem direta ou indiretamente com as inundações provocadas pelo acúmulo de sedimentos na calha do rio.

O decreto autoriza a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços a solicitar estudos técnicos, executar a retirada dos sedimentos e dar a destinação adequada ao material, que poderá ser reaproveitado em obras públicas, reduzindo custos para o município.

Prefeito destaca importância da medida

O prefeito Theodorico Ferraço ressaltou que o decreto é uma resposta prática às necessidades da população que convive com os impactos das cheias. “Nosso compromisso é proteger as famílias que todos os anos vivem o drama das enchentes. Esse decreto é um passo firme para devolver segurança e dignidade a essas comunidades”.

Ele também destacou que a ação alia cuidado social e responsabilidade com o dinheiro público. “Além de prevenir alagamentos, vamos aproveitar os materiais retirados em outras obras da cidade. É eficiência, é economia e, acima de tudo, é cuidado com o povo de Cachoeiro”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Câmaras de vereadores do ES aumentam gastos em 10,1% e atingem R$ 534,9 milhões em 2024

Geral

Maior ídolo do Flamengo, Zico vai palestrar sobre liderança no China Park

Geral

Tribunal de Contas cobra que institutos municipais de previdência tenham mais informações sobre servidores

Geral

BRK Ambiental despeja esgoto de quase 5 mil imóveis sem tratamento em Cachoeiro, revela Agersa

Geral

DesenvolvimentoES: Nova indústria de café abre as portas no Espírito Santo