quarta-feira,
15 de janeiro de 2025

Polícia

Dinheiro e cartões de crédito falsos são colocados à venda em anúncio nas redes sociais de Cachoeiro

Foto: Reprodução

 

Por: Redação do portal Notícia Capixaba

 

Dinheiro e cartões de crédito falsos são colocados à venda em grupos de compra e venda no Facebook, no Sul do Estado.

 

Nas postagens, justificam o ato e o chamam de “dinheiro rápido na sua mão para você aumentar sua renda mensal”. Esse tipo de ação infringe o artigo 289 do Código Penal.

 

Segundo a lei, falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. 

 

Ainda segundo o artigo, a pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa.

 

Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.

 

Os grupos são criados por internautas com a finalidade de comercializar produtos usados com preço menor e oferecer serviços em geral. Os espaços, que reúnem centenas de membros, têm chamado a atenção de golpistas para práticas ilegais. O portal WWW.NOTICIACAPIXABA.COM, encontrou criminosos agindo nessas páginas no Facebook do município de Cachoeiro de Itapemirim.

 

A responsabilidade sobre a fiscalização deste tipo de crime é da Polícia Federal. Conforme a PF, a lei não se aplica apenas a quem vende as notas, mas também a quem adquire e coloca as notas em circulação.

 

Ainda conforme a PF, aqueles que se arriscam a tentar adquirir esse tipo de material também estão sujeitos a diferentes riscos – os fraudadores podem ficar com contatos e outras informações dos interessados, por exemplo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

PM apreende submetralhadora e granadas artesanais em Conceição do Castelo

Polícia

Polícia Civil faz operação contra crimes cibernéticos em Domingos Martins e Vitória

Polícia

Caso do taxista de Venda Nova: polícia diz que crime pode ter sido roubo seguido de morte

Polícia

“Natal na cadeia”: Polícia apreende drogas e prende cinco pessoas durante operação em Castelo

Polícia

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas após denúncia anônima em Marechal Floriano

Polícia

“A casa caiu na Região Serrana”: GAECO deflagra Operação Caixa de Pandora

Polícia

Polícia Civil prende casal suspeito de assassinar pedreiro em Piúma

Polícia

Polícia Civil prende suspeito de abusar da filha em Santa Maria de Jetibá