terça-feira,
01 de julho de 2025

Saúde

Duas microrregiões do Estado já apresentam dois terços dos critérios completos para o risco muito baixo do novo Mapa de Risco

 

Redação

 

A nova Matriz de Risco do Espírito Santo conta a partir desta segunda-feira (08), com a classificação “muito baixo” e duas microrregiões capixabas já completaram dois terços dos indicadores de vacinação contra Covid-19 necessários para essa categoria, são elas: Central Serrana e Sudoeste Serrana.

 

De acordo com a Portaria nº 211-R, de 23 de outubro de 2021, ocuparão esse grupo as microrregiões que alcançarem: 80% da população adulta com o esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única); 90% da população de 12 a 17 anos vacinada com a primeira dose; e 90% da população idosa apta com a dose de reforço.

 

Até a manhã desta segunda-feira (08) a Central Serrana, constituída por cinco municípios apresentava 84,31% dos cidadãos com 18 anos ou mais com o esquema completo; 90,24% dos adolescentes com a primeira dose aplicada; e 66,72% dos idosos com a dose de reforço.

 

Já a Sudoeste Serrana, composta por sete cidades, havia vacinado 84,79% da população adulta com esquema completo; 93,8% dos adolescentes com a primeira dose; e 63,69% dos idosos com a dose de reforço. Vale ressaltar que os dados são disponibilizados e atualizados a cada dez minutos na Plataforma Vacina e Confia.

 

A superintendente da região Metropolitana de Saúde, Cybeli Pandini, destaca que a cobertura vacinal positiva é fruto do esforço realizado pelos gestores municipais, em parceria com o Estado, e relata a importância da imunização dos capixabas contra a doença.

 

“Durante toda campanha de vacinação contra o novo Coronavírus, as equipes de saúde se mostram empenhadas em incentivar e imunizar o maior número possível de pessoas. Para alcançar essa meta, os municípios estão disponibilizando doses em locais com auto fluxo de pessoas como escolas e Centro Regionais de Especialidades (CRE), além de horários e dias flexíveis. Destaco que a vacina contribui para redução da transmissão da doença, número de casos, internações e óbitos e, com isso, temos a expectativa de retornar às atividades do cotidiano de forma mais segura”, ressaltou a superintendente.

 

Clique aqui e confira a Portaria nº 211-R.

 

Municípios em destaque

 

Entre os municípios com maiores destaques na microrregião da Central Serrana estão Itarana e Santa Teresa. De acordo com dados desta segunda-feira (08), o primeiro apresenta a cobertura vacinal de 91,30% da população de 18 anos ou mais com o esquema primário completo; 90,81% dos adolescentes com a primeira dose; e 86,54% dos idosos com a dose de reforço aplicada.

 

Já o segundo município está com 88,53%% da população adulta imunizada; 91,91%% dos adolescentes com D1 e 76,63% dos idosos com a dose de reforço.

 

Com relação à Sudoeste Serrana, a cidade de Domingos Martins encontra-se com 90,51% da população com o esquema primário finalizado, 101,05% dos adolescentes vacinados com a primeira dose e 73,13% dos idosos que tomaram a dose de reforço.

 

Laranja da Terra está com 93,30% da população com 18 anos ou mais imunizada com a segunda dose ou dose única, 106,15% dos adolescentes receberam a D1 e 93,12% dos idosos aptos com a dose de reforço no braço

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe

Saúde

Sesa confirma primeira morte por dengue e Oropouche em Anchieta

Saúde

Vacina contra a gripe é liberada para os capixabas acima de 6 meses

Saúde

Coçou os olhos sem lavar as mãos? Oftalmologista explica por que ato simples pode evitar doenças oculares

Saúde

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura

Saúde

Automedicação: a decisão que parece inofensiva, mas põe vidas em risco