sábado,
05 de julho de 2025

Política

Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos

Brasília

 

No Brasil, apesar do comparecimento ao local de votação nas eleições ser obrigatório, a menos que seja justificado, o eleitor é livre para escolher ou não um candidato, já que pode votar nulo ou branco. Mas qual é a diferença entre essas opções?

 

De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”. Já o nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para isso, precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

 

Antigamente como o voto branco era considerado válido, ele era contabilizado para o candidato vencedor. Na prática, era tido como voto de conformismo, como se o eleitor se mostrasse satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto o nulo – considerado inválido pela Justiça Eleitoral – era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou políticos em geral.

 

Votos válidos

 

Atualmente, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, vale o princípio da maioria absoluta de votos válidos, que são os dados a candidatos ou a legendas. Votos em branco e nulos são desconsiderados e acabam sendo apenas um direito de manifestação de descontentamento do eleitor, que não interfere no pleito eleitoral. Por isso, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição.

 

Fonte: Agência Brasil 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Contas do prefeito de Vargem Alta Elieser Rabello de 2023 é aprovada com “ressalvas”, pelo Tribunal de Contas; entenda o caso

Política

Motta defende derrubada do IOF pelo Congresso e critica polarização do “nós contra eles”

Política

‘Até quando eu e Ricardo estiver no governo, Piúma não ficará abandonada’, afirma Casagrande, na assinatura do início da segunda fase de revitalização da orla

Política

STF decide que procurador-geral de Câmara Municipal deve ser concursado, onde houver Procuradoria instituída

Política

Derrota para o governo Lula: Câmara aprova projeto que suspende aumento do IOF

Política

Prefeito itinerante de Marechal Floriano: “Nosso objetivo é de aproximar a gestão pública da comunidade e conhecer de perto os desafios”, diz Lidiney Gobbi

Política

Oposição quer derrubar novo decreto sobre IOF; governo busca entendimento

Política

Prefeito anuncia primeiro hospital e maternidade da história de Marataízes