domingo,
31 de agosto de 2025

Geral

Em momento de crise, prefeitos estão de olho na disputa da Amunes

“Dalton Perim, de Venda Nova, tenta a reeleição, mas Gilson Daniel, de Viana, mostra boa articulação com os prerfeitos”.

Em abril próximo, a Associação dos Municípios do Estado (Amunes) realiza a eleição para a escolha do presidente da entidade, biênio 2015-2016. Esta escolha será importante por aspectos administrativos e políticos. O atual presidente, o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim (PMDB), disputará a eleição com o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV).

O novo presidente terá desafios grandes pela frente, além da crise em que os municípios estão mergulhados, o novo presidente vai comandar a associação durante o período eleitoral. Neste sentido, o eleito terá que buscar articulação com o governo do Estado para tentar fortalecer os gestores municipais.

Mas é preciso observar alguns aspectos dos dois concorrentes nesta disputa. Dalton Perim é aliado do governador Paulo Hartung, mas suas movimentações recentes não têm agradado os prefeitos do Estado. Hartung buscou apoio entre os adversários dos prefeitos nas eleições e não parece disposto socorrer os municípios.

Na primeira reunião entre prefeitos e governo do Estado, ouviram do interlocutor do Palácio Anchieta. No encontro, o secretário de Ciência e Tecnologia, Guerino Balestrassi – ex-presidente da Associação – disse que o governo não poderia socorrer os prefeitos no vermelho.

Na ocasião Perim afirmou que “até um não era uma boa resposta”, mas a declaração causou reações negativas entre os prefeitos. Neste sentido, sua candidatura à reeleição para o comando da Associação fica prejudicada.

Gilson Daniel tem a capacidade de aglomerar apoios e provou isso no processo eleitoral do ano passado, reunindo cerca de 60 prefeitos em um documento de apoio à reeleição do então governador Renato Casagrande (PSB). Terminado o processo eleitoral , ele buscou aproximação com o governador Paulo Hartung (PMDB) e pode ser importante para manter os prefeitos unidos, embora a postura de cortes do Palácio Anchieta estar causando muita insatisfação entre os prefeitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio