segunda-feira,
17 de novembro de 2025

Geral

ES inicia processo para compra emergencial do antídoto do metanol

Redação

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES), deu início à compra emergencial do medicamento antídoto ao metanol, o álcool absoluto estéril, popularmente conhecido por “etanol farmacêutico”. O processo de aquisição foi empenhado na última sexta-feira (03) e aguarda trâmite para a conclusão e envio do medicamento ao Estado.

A compra emergencial ocorre em virtude do surto de intoxicação por metanol em São Paulo e cujos casos suspeitos já foram identificados e notificados em outros estados brasileiros, não descartando a possível intoxicação no Espírito Santo.

“A compra tem por objetivo garantir que, se por ventura tenhamos casos positivos, consigamos atender o paciente da forma mais rápida e adequada, para evitarmos casos graves e óbitos. O medicamento será destinado à rede de urgência e emergência pública do Estado”, explicou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

Diante disso, foram solicitadas a compra 4,8 mil ampolas de álcool absoluto estéril, que se somam ao estoque já existente no CIATox-ES, além do envio a ser feito pelo Ministério da Saúde e de outro processo de compra da Sesa, por pregão, já em andamento.

O uso do antídoto em tempo hábil, em casos positivos para intoxicação por metanol, tende a diminuir o tempo de internação hospitalar, aumentar os índices de cura sem sequelas e até impedir a morte. 

Orientações aos profissionais de saúde e vigilâncias municipais

Na última semana, a Secretaria da Saúde encaminhou aos municípios e serviços de saúde três notas técnicas informativas a respeito dos recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas.

As Notas Técnicas Nº 07 e 08, da Vigilância Sanitária, orienta as vigilâncias sanitárias municipais a respeito dos cuidados na aquisição e comercialização de bebidas alcoólicas e prevenção de adulterações com metanol, e sobre o reforço nas ações de fiscalização de bebidas alcoólicas, com foco em rastreabilidade, regularidade e adulteração por metanol, respectivamente.

Já a Nota Técnica Nº08, conjunta entre o Núcleo Especial de Prevenção a Acidentes e Intoxicações (o CIATox-ES) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), disserta sobre as orientações para atendimento e notificação de casos de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. As informações da nota seguem as definições e orientações do Ministério da Saúde e são voltadas aos profissionais de saúde e aos serviços de saúde, especialmente os de emergência.

“As notas técnicas, especialmente a voltada à assistência, têm importante relevância, visto as atualizações que o Ministério da Saúde vem realizando para considerar os casos suspeitos, além da pronta notificação e observação dos casos, para que possamos tratá-los de forma imediata”, informou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Veja vídeo: Caminhão-guincho pega fogo e atinge veículo e lojas no Centro de Vargem Alta

Geral

Filhote de baleia-jubarte é devolvido ao mar em Marataízes após encalhar na praia

Geral

Marechal Floriano substitui 560 pontos de iluminação pública por LED

Geral

ES alcança 500 prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial

Geral

Cultura italiana: Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito na Região Serrana

Geral

‘Na saúde e na doença’: Casal comemora 65 anos de casamento em Hospital no ES; veja vídeo

Geral

Referência em Vargem Alta, laboratório Biologic comemora 23 anos com campanha especial do Novembro Azul

Geral

Vereador vai pedir CPI para investigar desvio bilionário da OS ‘Mahatma Gandhi’ em Alfredo Chaves