segunda-feira,
22 de junho de 2026

Saúde

ES recebe equipamento para auxiliar na testagem da Covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) recebeu um Extrator de Ácidos Nucleicos (extrator de RNA) e seis kits de extração para realização de testes para Covid-19. O equipamento aumenta a capacidade analítica instalada, além de contribuir para a redução do tempo necessário para extração de RNA viral, etapa necessária para a realização dos testes de RT-PCR para detecção do novo Coronavírus (Covid-19).

 

Os equipamentos proporcionam mais rapidez na testagem da doença e cada um tem a capacidade de processar 95 amostras em até 40 minutos. O processamento manual leva, em média, duas horas e meia. O material foi entregue no final de dezembro pelo Ministério da Saúde que, por sua vez, recebeu a doação da empresa JBS, por meio do programa Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade.

 

Após a pandemia, o extrator de RNA poderá ser utilizado para diagnosticar doenças virais como influenza, HPV, vírus da hepatite B e C, entre outras. Com a redução no tempo de processamento, a expectativa é que o laboratório também otimize a utilização dos seus kits de coleta para exames.

 

Além do Espírito Santo, outras 20 unidades da Federação foram beneficiadas: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Nova clínica de hemodiálise inaugurada pelo Governo do Estado vai atender 80 pacientes na Região Sul

Saúde

Municípios capixabas iniciam vacinação com a Pneumo-20; veja público-alvo

Saúde

Vacina da gripe será liberada para toda a população acima de 6 meses a partir de sábado no ES

Saúde

Frio, banho quente e roupas guardadas: dermatologista alerta para os riscos do inverno à saúde da pele

Saúde

Cartórios de Notas do ES registram quase 500 manifestações de doação de órgãos em dois anos 

Saúde

Anvisa suspende venda de xarope por risco de arritmia grave

Saúde

Outono exige atenção redobrada com a saúde respiratória das crianças

Saúde

Cachoeiro confirma primeiro caso de Mpox, e prefeitura emite nota de esclarecimento sobre o caso