terça-feira,
25 de março de 2025

Saúde

ES registra mais de 46 mil doses aplicadas durante o dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo

Redação

 

O Espírito Santo registrou 46.071 doses aplicadas durante todo o Dia D de vacinação, no sábado (30). Os dados, já conclusivos, são da Plataforma Vacina e Confia e são referentes às campanhas de vacinação contra a Influenza e também contra o Sarampo. Ao todo, foram 29.111 doses aplicadas para Influenza e 16.960 doses para Sarampo.

 

Além disso, com a excelente adesão da população capixaba ao dia de mobilização social, as unidades e pontos de vacinação aproveitaram também para ofertar demais vacinas previstas no calendário de vacinação, tendo o registro de 15.462 doses da Covid-19 aplicadas e mais 3.036 doses de rotina.

 

“O dia D foi muito importante para, juntamente com os municípios, divulgarmos as Campanhas e mobilizarmos a população-alvo para a vacinação. Tivemos um grande movimento nos serviços de imunização no sábado e, para além das doses de Campanha, aproveitamos a oportunidade de também ofertar em vários pontos outras vacinas importantes do Calendário de Vacinação”, comemorou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

 

Puderam ser imunizados para campanha de vacinação contra a Influenza trabalhadores da saúde, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas. E para a campanha contra o Sarampo, foram imunizados trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

 

Início da segunda etapa para Campanha de Influenza

 

Teve início, nesta segunda-feira (02), a segunda fase da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com a ampliação de mais 11 grupos prioritários a receber as doses.

 

São eles: povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores Portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

De acordo com Danielle Grillo, as doses foram encaminhadas às regionais de saúde para distribuição. Ela disse ainda que os municípios ficarão responsáveis pelas ações. A coordenadora também lembrou que a população-alvo da primeira fase que ainda não compareceu aos pontos de vacinação, poderá fazê-lo até o final da campanha, previsto para 03 de junho.

 

Cobertura vacinal Influenza

 

Para a campanha de vacinação contra a Influenza, o Ministério da Saúde determina a meta de cobertura vacinal de 90% para os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

 

Até esta segunda-feira (02), a cobertura vacinal, segundo dados do Vacina e Confia ES, é de 40,91% para idosos; e 30,96% para trabalhadores da saúde. Em relação às crianças, gestantes e puérperas, como a vacinação foi iniciada recentemente, ainda não há dados suficientes para cálculo de cobertura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Serviço de telemedicina começa neste mês a ser oferecido na rede municipal de Marataízes

Saúde

Prefeitura inicia processo para implantação da Telemedicina em Marechal

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta