domingo,
19 de janeiro de 2025

Saúde

Espírito Santo dá continuidade à vacinação de novo grupo prioritário contra a Covid-19

Foto: Hélio Filho/Secom

 

Redação

 

O Governo do Estado deu sequência à vacinação dos novos grupos prioritários contra o novo Coronavírus (Covid-19). Em ato simbólico realizado nesta terça-feira (04) no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande recebeu pacientes com fibrose cística, obesidade mórbida, problema renal crônico em diálise e uma puérpera. Desde a última quinta-feira (29), o Estado distribuiu aos municípios doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) para atender este novo grupo.

 

“Essa vacina representa esperança, ainda mais para esse grupo. A gente tem avançado na vacinação com todo o esforço do Governo do Estado e dos municípios. A gente não está perdendo tempo e vamos continuar imunizando as pessoas com comorbidade. São mais de 400 mil pessoas e queremos que todos estejam vacinados com a primeira dose ainda em maio para que a gente siga dando velocidade na vacinação”, afirmou o governador.

 

Nessa segunda-feira (03), o Espírito Santo iniciou a vacinação deste grupo, com o ato simbólico de imunização de portadores de Síndrome de Down e deficiência intelectual/mental.

 

Estes grupos citados fazem parte da Fase I, segundo a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) nº 048/2021, que irá vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas, pessoas de 18 a 59 anos com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental); pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); pessoas com fibrose cística; gestantes e puérperas com comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO); e pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea – IMC ≥40).

 

Além de pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou o avanço da vacinação no Espírito Santo. “É um momento importante para a vacinação no Estado. Estamos bem adiantados em relação ao restante do País. Agora estamos avançando no grupo de comorbidades, um grupo com mais de 400 mil pessoas, dividido em duas etapas”, disse.

 

Ainda segundo o subsecretário, o Estado está trabalhando com a primeira fase do grupo de comorbidade, e tem a expectativa de iniciar a segunda fase na próxima semana. “Provavelmente no início da semana que vem iniciamos a segunda fase para acelerar a vacinação no mês de maio. É importantíssimo para salvar mais vidas e prevenir que pessoas adoeçam pela Covid-19. O Espírito Santo fará um esforço grande para atingir o mais rápido possível a meta de vacinação”, observou.

 

Ansiedade, felicidade e segurança marcam vacinação

 

Entre os usuários que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o sentimento era de felicidade e ansiedade. “Agora me sinto mais seguro”, comemorou o aposentado Luis Célio Ferreira, ao ser vacinado na tarde desta terça-feira. Aos 57 anos, ele tem obesidade mórbida e contou que, mesmo recebendo a vacina, vai continuar com todos os cuidados. “Tenho muito medo de pegar essa doença”, relatou.

 

Para o microempreendedor e paciente renal crônico, Cláudio Marianelli, 59 anos, a emoção marcou esse dia. “Vivemos meses e meses de muita restrição. Estou emocionado hoje e feliz porque vou ver meu neto nascer”, contou. Já a autônoma Dayane Karsten, 30 anos, portadora de fibrose cística, também não escondia a ansiedade. “Hoje estou muito feliz e grata a Deus por tomar essa vacina. Eu venci até aqui. E aguardo ansiosa a segunda dose”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro