terça-feira,
10 de março de 2026

Política

Exclusivo: Ferraço fala sobre a briga com PH, pré-candidatura em Cachoeiro ou Vargem Alta e seu relacionamento com Casagrande

Foto: Rael Sérgio

 

Rael Sérgio

Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim por quatro gestões, ex-deputado federal e deputado estadual eleito ano passado para seu sexto mandato, Theodorico Ferraço (DEM) acompanhou de perto todos os desdobramentos iniciais para implantação de uma faculdade de medicina no antigo colégio Salesiano de Jaciguá, em Vargem Alta. Nesta entrevista exclusiva ao portal NOTICIACAPIXABA.COM, ele relembra fatos do período e detalhes de seu suposto rompimento com o ex-governador do Estado, Paulo Hartung, e diz: “cansei de ver que ele não iria fazer”. 

NC: Deputado Ferraço, um dos motivos da suposta briga com o ex-governador Paulo Hartung foi à compra do antigo prédio do Colégio Salesiano, que acabou virando um elefante branco. E hoje, o senhor é da base aliada ao Casagrande, e acredito que tem um bom relacionamento com ele. O projeto de implantar uma escola de medicina no Colégio Salesiano, ainda tem chance de acontecer?

Ferraço: Olha, essa falta de andamento com o projeto do colégio Salesiano, por meio de um convênio que nós conseguimos e o compromisso do ex-governador foi para valer. E eu, quando rompi com ele, foi porque cansei de ver que ele não iria fazer. Fazer o quê? Não ia gastar dinheiro, não ia gastar nada, é só um convênio. A EMESCAM assume o prédio, gasta o dinheiro que tem que se gastar para fazer as adaptações e instala ali uma escola de saúde e uma espécie de dormitório para especializações médicas, em convênio com o Sírio -Libanês de São Paulo e outras grandes organizações nacionais e internacionais. E de grande valia para o hospital Padre Olívio, para fazer funcionar com médicos especialistas, fazendo ali uma referência em saúde. Infelizmente ele saiu do governo e não conseguiu. Agora, eu disse ao Renato Casagrande: Renato, não pretendo brigar com você, que eu sei que você vai cumprir com esse compromisso que nós já temos, porque foi você que desapropriou o prédio com boa intenção e não teve tempo. Mas o governo que entrou após o seu, não quis dar andamento porque já estava em discussão política com você. 

Acontece é que logo no início da gestão fiz um ofício ao governador Casagrande pedindo para receber os prefeito e ex-prefeitos de Vargens Alta, representantes da Câmara de Vargem Alta e da EMESCAM para obter dele algum posicionamento sobre o projeto. O ofício ficou lá por lá 60 dias, pensei que Casagrande não fosse dar atenção, até alguns dias atrás ele me convidou para uma reunião, onde eu fui muito claro, disse que esse que assunto me envergonha que eu já estou sem saída e que não tinha como apoiar o a gestão dele se ele não apoiasse esse nosso projeto. Ele foi muito humilde e disse que pensava que o que nós desejávamos era uma escola de medicina, que já tinha ido para Cachoeiro de Itapemirim, mas eu disse que era para ele trazer o processo para ele porque hoje não é mais uma escola de medicina e sim um escola da saúde da pública, a primeira autorizada para a EMESCAM. Ele disse que iria conversar a diretoria da EMESCAM e se ela mantivesse o compromisso, ele também continuaria com o povo e não iria deixar aquele prédio abandonado. Ele já fez os contatos e a EMESCAM disse que mantém o compromisso. Agora depende do Casagrande, que não é o PSB, é de todo o Espírito Santo. É natural que o PSB se vanglorie de ter um governador, mas as pessoas tem que entender que ele não tem que fazer só o que o partido quer, até mesmo porque o PSB só elegeu dois deputados e nós somos em trinta. Acredito que ele vá agir dessa forma, cumprir o compromisso. 

NC: Ferraço, então os boatos que você e Casagrande estão brigados é falso?

Ferraço: Brigados ainda não. Porque o momento que eu brigar com ele eu não falo o nome dele mais. É que eu estou aguardando uma decisão dele sobre esse problema do prédio do colégio Salesiano e alguns outros que são problemas menores. Espero que ele cumpra com seus compromissos, porque ele tem tudo para dar certo, mas precisa saber que ele não é governador de um partido só, conforme alguns dos partidos dele falam, e sim governador de todos os capixabas. 

 

NC: Para finalizar, Ferraço, Vargem Alta tem o sonho de um dia tê-lo como prefeito. Um dia esse sonho vai se realizar, ou o senhor será pré-candidato em Cachoeiro?

Olha, é um sonho muito importante, porque eu sempre anunciei que quero encerrar minha vida política em Jaciguá, Vargem Alta ou em Cachoeiro de Itapemirim. Isso vai depender da vontade de Deus e do povo. E a partir de março do ano quem, quando for decidido a situação, irei de informar a você Rael, minha posição. No momento estou como deputado estadual e torço para todas as cidades capixabas tenham bons prefeitos.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

Carlos Viana critica decisão de Flávio Dino de cancelar votação da CPMI do INSS

Política

Entendimento do STJ sobre cancelamento dos planos de saúde após diagnóstico de autismo reforça direitos das pessoas com deficiência e orienta famílias sobre acesso à assistência

Política

Casagrande avisa que sairá do governo em abril para concorrer ao Senado e Ricardo Ferraço vai assumir o governo do ES

Política

CPMI: família Camisotti recebeu ‘5 vezes mais’ que Careca do INSS, diz relator

Política

Sob protestos do PT, CPMI aprova quebra de sigilos de filho do presidente Lula

Política

Ricardo reforça compromisso com 78 municípios e destaca gratidão e lealdade

Política

Forte nome a ser batido, Ricardo Ferraço é homenageado em sessão solene da Câmara dos Deputados

Política

Parceria entre Prefeitura, Casagrande e Ricardo garante investimento em Marechal Floriano